Slow fashion no Brasil: análise de experiências de produção de vestuário sustentável na perspectiva dos agentes produtivos à luz de estudos de casos múltiplos
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216287 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020. |
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Slow fashion no Brasil: análise de experiências de produção de vestuário sustentável na perspectiva dos agentes produtivos à luz de estudos de casos múltiplosVestuárioSustentabilidadeDesenvolvimento sustentávelModaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020.O objetivo desta tese foi compreender as experiências com o slow fashion no Brasil na perspectiva dos agentes produtivos de moda. Em meio ao debate sobre a produção e consumo conscientes, o slow fashion aparece como uma abordagem de produção de moda para enfrentar os desafios que a sustentabilidade impõe ao setor de vestuário, além de fomentar atividades que criem riquezas sem prejudicar as esferas social e ambiental. Para isso, esse trabalho se apoiou no conceito de desenvolvimento sustentável e da teoria das racionalidades instrumental e substantiva para analisar esse fenômeno que é essencialmente organizacional. Nesta pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa e indutiva. Em relação à estratégia de investigação, foi feito um estudo de casos múltiplos, com realização de entrevistas em profundidade e observação direta. A ida ao campo revelou a existência de um setor que ainda está iniciando a adoção de práticas de slow fashion na cadeia têxtil, e embora ainda não apareça em estatísticas econômicas, o segmento de moda sustentável movimenta a produção de matérias primas, a fabricação de fios e tecidos, a confecção de peças de roupas e o artesanato. Conforme os resultados da pesquisa, para integrar esses princípios na organização, os produtores desenvolvem as suas coleções com design atemporal, matéria prima de qualidade, maior tempo de produção, produção local, valorização da cultura e do trabalho artesanal, e a conscientização do consumidor para compras baseadas na qualidade e ciente de como e por quem foram produzidas. Para manter a sustentabilidade do produto as empresas não utilizam corantes químicos, e a aquisição das matérias primas é feita diretamente com os produtores, para garantir a produção na quantidade necessária para a produção de fios e tecidos. Como parte do atendimento aos princípios do slow fashion, a valorização do local também é um fator considerado pelos agentes produtivos. Nos casos estudados a produção é feita na localidade onde está sediada a empresa, e contribuem com a geração de trabalho para costureiras, tricoteiras, rendeiras e bordadeiras, e, dessa forma apoia a economia local e valorizam a cultura e as comunidades com suas tradições. Os aspectos econômicos e a falta de incentivo fiscal são fatores que dificultam a produção de moda sustentável, e mesmo com essas barreiras, esses agentes produtivos escolheram produzir vestuário de maneira menos poluente e atendendo aos princípios do desenvolvimento sustentável. Essa escolha, conforme os casos estudados, tem possibilitado diretamente de oito Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As ações na produção de moda sustentável encontram com pensamento de Guerreiro Ramos (1989) o qual afirmou que os agentes são dotados de sensibilidade para as pressões do ambiente externo, e por isso acreditava na possibilidade de conciliar a eficiência com os valores, os quais são norteadores das ações. Assim a produção de vestuário sustentável demonstra que é possível a conciliação da eficiência com os valores morais, e assim conduzir para uma sociedade centrada na perduração, tal qual teorizou Guerreiro Ramos (1989).Abstract: The aim of this thesis was to understand the experiences with slow fashion in Brazil in the perspective of the productive fashion agents. Amidst the debate on conscious production and consumption, slow fashion appears as a fashion production approach to face the challenges that sustainability imposes to the garment sector, besides promoting activities that generate wealth without damaging the social and environmental spheres. For this purpose, this research has been based on the concept of sustainable development and on the theory of instrumental and substantive rationalities to analyze such phenomenon, which is essentially organizational. It was adopted the qualitative and inductive approach in this research. In relation to the strategy of investigation, it was carried out a multiple case study with in-depth interviews and direct observation. Field trips revealed the existence of a sector that is still initiating in the textile chain, and although it still does not appear in the economic statistics, the segment of sustainable fashion moves the production of raw materials, the manufacture of yarns and fabrics, the manufacture of pieces of clothing and craft. According to the research results, in order to integrate these principles into the organization, the manufactures developed their collections with timeless design, high quality raw material, longer production time, local production, appreciation of culture, handmade work, consumer awareness for quality-based purchases and by whom and how they were produced. To maintain the product sustainability, the companies do not use chemical dyes and the purchase of raw materials is negotiated directly with the producers to guarantee a production in the necessary quantity to yarns and fabrics production. As part of meeting the slow fashion principles, the appreciation of the local is also a factor to be considered by the productive agents. In the cases studied, the production takes place in the place where the company is based, and contributes to the generation of jobs to tailors, knitters, lacemakers and embroiderers, and, therefore, supports the local economy and values the culture and the communities with their traditions. The economic aspects and the lack of fiscal incentive are factors that make the sustainable fashion production difficult, and even with these barriers, these productive agents chose to produce garments in a less polluting manner and to meet the principles of the sustainable development. This choice, according to the cases studied, has directly enabled of eight Sustainable Development Goals. The actions of the fashion sustainable fashion meet the thought of Guerreiro Ramos (1989) who claimed that the agents are endowed of sensitivity to the pressures of the external environment, and therefore believed in the possibility of conciliating the efficiency with values, which are guiding actions. In this way, the sustainable garment production shows that it is possible conciliating efficiency with moral values, and, therefore, lead to a society centered in the durability, as theorized by Guerreiro Ramos (1989).Mattei, Lauro FranciscoUniversidade Federal de Santa CatarinaFiorin, Márcia Meira Berti2020-10-21T21:27:44Z2020-10-21T21:27:44Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis175 p.| il., tabs.application/pdf369834https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216287porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:27:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216287Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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