A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no carnaval de escolas de samba de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Jéssica Juliane Lins de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216106
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_e6f1e73026f2b71836d9e6129e392950
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216106
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no carnaval de escolas de samba de FlorianópolisEtnomatemáticaEscolas de sambaRelações étnicasRelações raciaisPluralismo culturalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.O Programa Etnomatemática é um programa de pesquisa que inclui os estudos em etnomatemática e suas implicações políticas e pedagógicas, com especial interesse em investigar artes e técnicas de explicar e conhecer em contextos culturais que historicamente sofrem tentativas de subalternização e invisibilização. Nesse contexto, esta dissertação tem o objetivo de identificar as narrativas, códigos e práticas etnomatemáticas produzidas por trabalhadoras/es responsáveis pela criação de artefatos para o desfile de Carnaval de Florianópolis, reconhecendo as escolas de samba como espaços educativos, onde se desenvolvem práticas e aprendizagens (matemáticas). Assim, buscamos compreender formas de saber/fazer matemática praticadas nos morros, habitados majoritariamente pela população negra e pobre das cidades, à qual é negado o direito de reconhecimento enquanto sujeitos produtores de conhecimento, considerando as categorias raça, gênero e território como elementos que caracterizam a matemática acadêmica e que, ainda, compõem a realidade das escolas de samba pesquisadas. A pesquisa se deu com trabalhadoras/es e artistas dos barracões de carros alegóricos, fantasias e adereços das agremiações Os Protegidos da Princesa e Embaixada Copa Lord. Para isso, desenvolvemos uma insubordinação criativa teóricometodológica, dialogando principalmente com Beatriz D?Ambrósio e Celi Lopes, Boaventura de Sousa Santos, Gelsa Knijnik, Paulo Freire e Ubiratan D?Ambrósio. As ferramentas teóricometodológicas incluíram pesquisa teórica, histórica e documental, além de um trabalho de campo que teve como foco observar, analisar e descrever criteriosa e respeitosamente a realidade social das/os componentes, fazendo uso de conversas, entrevistas semiestruturadas, fotografias e gravações audiovisuais. Destacamos processos educativos através da curiosidade, da observação, da imitação, da repetição ? de modo que assim se compartilham técnicas e métodos no desejo de aprender a lidar com as demandas sociais específicas dos barracões. Além disso, as/os artistas desenvolvem materiais para resolver as demandas específicas das produções dos carros alegóricos e fantasias, como desbobinadores e máquinas de corte improvisadas, além de técnicas de costura, desenho, forjamento, fabricação e otimização de recursos. Como contribuição, defendemos o (re)conhecimento dessas matemáticas e da diversidade epistemológica como caminho possível para uma educação matemática que busca a justiça cognitiva e a justiça social.Abstract: The ?Programa Etnomatemática? (Program Ethnomathematics) is a research program that includes ethnomathematics studies and its political and pedagogical implications. Its special concern is to investigate arts and techniques to explain and understand in cultural contexts that historically suffer attempts at subalternization and invisibility. In this context, this work aims to identify the ethnomathematical narratives, codes and practices produced by workers of Florianópolis Carnival parade. Thus, we recognize samba schools as educational spaces, where (mathematics) practices and learning are developed. Therefore, we aim to understand ways of knowing/doing mathematics that are practiced in the hills, inhabited mainly by the black and poor population of the cities, whose right of recognition as knowledge producers is denied. So we consider the categories race, gender and territory as elements that characterize the academic mathematics and the reality of the researched samba schools. The research happened with workers and artists that manufacture Carnival floats, costumes and props for the associations Os Protegidos da Princesa and Embaixada Copa Lord. For this, we developed a theoreticalmethodological creative insubordination, dialoguing mainly with Beatriz D?Ambrósio and Celi Lopes, Boaventura de Sousa Santos, Gelsa Knijnik, Paulo Freire and Ubiratan D?Ambrósio. The theoretical-methodological tools included theoretical, historical and documentar research, in addition to a fieldwork that focused on observing, analysing and describing the social reality of the componentes. For this we use conversation, semi-structured interviews, photographs and audiovisual recordings. We highligth the educational processes developed by curiosity, observation, imitation and repetition ? so techniques and methods are shared in order to learn how to deal with the specific social demands of the ateliers. Moreover, the artists develop materials to solve specific demands of the carnival floats and costumes, as well techniques of sewing, drawing, forging, manufacturing and resource optimization. As a contribution, we defend the knowledge and acknowledgement of this mathematics and of the epistemological diversity as a possible way to a mathematical education that promote cognitive justice and social justice.Passos, Joana Celia dosGonçalves, Rita de Cassia PachecoUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Jéssica Juliane Lins de Souza2020-10-21T21:25:47Z2020-10-21T21:25:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis176 p.| il., tabs.application/pdf369894https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216106porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:25:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216106Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:25:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no carnaval de escolas de samba de Florianópolis
title A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no carnaval de escolas de samba de Florianópolis
spellingShingle A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no carnaval de escolas de samba de Florianópolis
Fernandes, Jéssica Juliane Lins de Souza
Etnomatemática
Escolas de samba
Relações étnicas
Relações raciais
Pluralismo cultural
title_short A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no carnaval de escolas de samba de Florianópolis
title_full A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no carnaval de escolas de samba de Florianópolis
title_fullStr A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no carnaval de escolas de samba de Florianópolis
title_full_unstemmed A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no carnaval de escolas de samba de Florianópolis
title_sort A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no carnaval de escolas de samba de Florianópolis
author Fernandes, Jéssica Juliane Lins de Souza
author_facet Fernandes, Jéssica Juliane Lins de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Joana Celia dos
Gonçalves, Rita de Cassia Pacheco
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Jéssica Juliane Lins de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Escolas de samba
Relações étnicas
Relações raciais
Pluralismo cultural
topic Etnomatemática
Escolas de samba
Relações étnicas
Relações raciais
Pluralismo cultural
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:25:47Z
2020-10-21T21:25:47Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369894
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216106
identifier_str_mv 369894
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652004997726208