Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Suema Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus, Vieira, Lygianne Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303
Resumo: O racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático.
id UNB_7d48a134551a350e63c74757fe6a5768
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48303
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturaisEducação matemáticaAntirracismoRelações étnico-raciaisProfessores - formaçãoEtnomatemáticaO racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e EscolarGrupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênicoUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaAraújo, Suema SouzaFerreira, Ana Tereza Ramos de JesusVieira, Lygianne Batista2024-06-18T11:24:28Z2024-06-18T11:24:28Z2023-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, Suema Souza; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática antirracista: pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 81-106, 2023. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. Acesso em: 17 jun. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303por(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-18T11:24:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/48303Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-18T11:24:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais
title Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais
spellingShingle Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais
Araújo, Suema Souza
Educação matemática
Antirracismo
Relações étnico-raciais
Professores - formação
Etnomatemática
title_short Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais
title_full Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais
title_fullStr Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais
title_full_unstemmed Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais
title_sort Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais
author Araújo, Suema Souza
author_facet Araújo, Suema Souza
Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus
Vieira, Lygianne Batista
author_role author
author2 Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus
Vieira, Lygianne Batista
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Suema Souza
Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus
Vieira, Lygianne Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Antirracismo
Relações étnico-raciais
Professores - formação
Etnomatemática
topic Educação matemática
Antirracismo
Relações étnico-raciais
Professores - formação
Etnomatemática
description O racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-15
2024-06-18T11:24:28Z
2024-06-18T11:24:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Suema Souza; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática antirracista: pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 81-106, 2023. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. Acesso em: 17 jun. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303
identifier_str_mv ARAÚJO, Suema Souza; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática antirracista: pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 81-106, 2023. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. Acesso em: 17 jun. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênico
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênico
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508254675337216