Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303 |
Resumo: | O racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático. |
id |
UNB_7d48a134551a350e63c74757fe6a5768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/48303 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturaisEducação matemáticaAntirracismoRelações étnico-raciaisProfessores - formaçãoEtnomatemáticaO racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e EscolarGrupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênicoUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaAraújo, Suema SouzaFerreira, Ana Tereza Ramos de JesusVieira, Lygianne Batista2024-06-18T11:24:28Z2024-06-18T11:24:28Z2023-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, Suema Souza; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática antirracista: pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 81-106, 2023. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. Acesso em: 17 jun. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303por(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-18T11:24:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/48303Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-18T11:24:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais |
title |
Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais |
spellingShingle |
Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais Araújo, Suema Souza Educação matemática Antirracismo Relações étnico-raciais Professores - formação Etnomatemática |
title_short |
Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais |
title_full |
Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais |
title_fullStr |
Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais |
title_full_unstemmed |
Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais |
title_sort |
Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais |
author |
Araújo, Suema Souza |
author_facet |
Araújo, Suema Souza Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus Vieira, Lygianne Batista |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus Vieira, Lygianne Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Suema Souza Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus Vieira, Lygianne Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Antirracismo Relações étnico-raciais Professores - formação Etnomatemática |
topic |
Educação matemática Antirracismo Relações étnico-raciais Professores - formação Etnomatemática |
description |
O racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-15 2024-06-18T11:24:28Z 2024-06-18T11:24:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Suema Souza; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática antirracista: pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 81-106, 2023. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. Acesso em: 17 jun. 2024. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Suema Souza; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática antirracista: pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 81-106, 2023. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. Acesso em: 17 jun. 2024. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênico |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênico |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508254675337216 |