Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157090 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina.Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação. |
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Desenvolvimento de um jogo sério utilizando unity 3D para o estudo de anatomia no ensino fundamentalJogos Sérios na EducaçãoAmbientes Virtuais de Ensino de anatomiaAmbientes de Interação 3DTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina.Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação.Com a crescente expansão das tecnologias da informação e comunicação, é natural que a mesma também deva ser incorporada no contexto educacional com maior efetividade. Neste âmbito surge a necessidade do desenvolvimento de novos softwares que auxiliem o professor a transmitir o conteúdo de ensino e auxiliem os alunos a interagir com o conteúdo de ensino durante o processo de aprendizagem. Com este objetivo, foi elaborado este trabalho, sendo que as etapas necessárias são: estudar os conceitos de tecnologias educacionais; estudar a estrutura dos sistemas do corpo humano para o ensino fundamental; estudar a plataforma de desenvolvimento de jogos Unity 3D; elaborar o projeto de um ambiente de ensino e interação através de um jogo sério para o ensino fundamental; desenvolver o ambiente de ensino utilizando o Unity 3D; aplicar este ambiente desenvolvido em sala de aula; avaliar e analisar a usabilidade do ambiente de ensino dentro do contexto de jogos sérios na educação. A metodologia utilizada consiste em estudos teórico-empíricos apoiados em implementações, experimentos e estudos de caso. Como resultado, pode-se perceber que a aceitação do jogo EducaCorpoHumano3D foi satisfatória, tanto por parte dos alunos quanto por parte dos professores. Para os alunos, os mesmos aprendem de uma forma lúdica e o jogo sério auxiliou na motivação dos estudos do corpo humano. Para os professores, o jogo sério auxiliou a repassar o conteúdo de ensino de uma forma mais clara e objetiva, pois no jogo é possível manipular os objetos no ambiente 3D, facilitando a compreensão de conceitos tradicionalmente apresentados em forma de gravuras nos livros.With the growing expansion of information and communication technologies, it is natural that it should also be incorporated into the educational context in a more effectively way. In this context there is a need to develop new software that helps the teacher to transmit educational content and assist students during the interaction in the learning process. In this work the necessary steps in order to achieve these goals are the following: study the concepts of educational technologies; study the structure of the human body systems for elementary education; study the Unity 3D game development engine; design a learning and interaction environment through a serious game for elementary education; develop the learning environment using the Unity 3D; apply the learning environment in the classroom; and, evaluate and analyze the usability of the learning environment within the context of serious games in education. The methodology consists of theoretical and empirical studies supported by implementations, experiments and case studies. As a result of this work, we were able to observe that the acceptance of EducaCorpoHumano3D game was satisfactory, both by students and by teachers. For students, they seize in a playful way and the serious game helped in the motivation of the human body studies. For teachers, the serious game helped pass the educational content in a more objective way, because in the developed game the students were able to manipulate objects in the 3D environment, facilitating the understanding of concepts traditionally presented in the form of printed books.Lemos, Robson RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaBilésimo, Priscila Monteiro dos SantosRombaldi, Gabriel Bardini2015-12-11T16:11:13Z2015-12-11T16:11:13Z2015-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis89application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157090porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-11T16:11:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157090Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-11T16:11:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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