A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Regina Celia Fernandes da
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79915
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.
id UFSC_e82bfb7a4fe3dea64503cc530a35771f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79915
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possívelInformaticaComputaçãoEnsino a distanciaEnsino profissionalTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.Neste trabalho, faz-se uma abordagem sobre o progresso vertiginoso das tecnologias da comunicação e da informação - TCIs, destacando-se as suas principais contribuições para a educação, principalmente para a Educação Profissional a Distância, à medida que essas tecnologias abrem um espaço de comunicação coletiva e interativa sem fronteiras e de dimensão planetária, cujo ponto fundamental é o de encorajar e apoiar novas práticas educativas democráticas.Essa pesquisa propõe estruturar um Modelo de Ambiente de Ensino-Aprendizagem Cooperativo e Autônomo, em Redes, mediado pelas tecnologias da Web, com a finalidade de dar suporte à oferta de cursos de Educação Profissional, na modalidade à distância, oferecendo ao aprendiz uma variedade de soluções personalizadas, a fim de que ele, possa fazer sua própria escolha do itinerário de formação profissional que deseja realizar, delineando-o de forma mais compatível com as suas reais necessidades, com os seus projetos pessoais e com o seu ritmo de aprendizagem, tendo em vista, principalmente, o alcance das competências almejadas.O modelo computacional de ensino-aprendizagem, em rede, proposto neste trabalho, está fundamentado numa concepção pedagogia, que tem como ponto focal a construção do conhecimento e as aprendizagens significativas, estas desenvolvidas através da prática da interdisciplinaridade e da pesquisa, porque as entendemos como eixo central da ação educativa, por ressaltarem a interatividade como elo condutor do aprender a aprender, e aprender a fazer e refazer, sempre em constante conectividade e mobilidade.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Regina Celia Fernandes da2012-10-18T08:41:32Z2012-10-18T08:41:32Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis213 f.| il.application/pdf182090http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79915porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:34:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79915Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:34:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível
title A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível
spellingShingle A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível
Silva, Regina Celia Fernandes da
Informatica
Computação
Ensino a distancia
Ensino profissional
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
title_short A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível
title_full A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível
title_fullStr A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível
title_full_unstemmed A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível
title_sort A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível
author Silva, Regina Celia Fernandes da
author_facet Silva, Regina Celia Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Joao Bosco da Motta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Regina Celia Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Computação
Ensino a distancia
Ensino profissional
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
topic Informatica
Computação
Ensino a distancia
Ensino profissional
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T08:41:32Z
2012-10-18T08:41:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 182090
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79915
identifier_str_mv 182090
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 213 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652073125806080