A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79915 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação. |
id |
UFSC_e82bfb7a4fe3dea64503cc530a35771f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79915 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possívelInformaticaComputaçãoEnsino a distanciaEnsino profissionalTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.Neste trabalho, faz-se uma abordagem sobre o progresso vertiginoso das tecnologias da comunicação e da informação - TCIs, destacando-se as suas principais contribuições para a educação, principalmente para a Educação Profissional a Distância, à medida que essas tecnologias abrem um espaço de comunicação coletiva e interativa sem fronteiras e de dimensão planetária, cujo ponto fundamental é o de encorajar e apoiar novas práticas educativas democráticas.Essa pesquisa propõe estruturar um Modelo de Ambiente de Ensino-Aprendizagem Cooperativo e Autônomo, em Redes, mediado pelas tecnologias da Web, com a finalidade de dar suporte à oferta de cursos de Educação Profissional, na modalidade à distância, oferecendo ao aprendiz uma variedade de soluções personalizadas, a fim de que ele, possa fazer sua própria escolha do itinerário de formação profissional que deseja realizar, delineando-o de forma mais compatível com as suas reais necessidades, com os seus projetos pessoais e com o seu ritmo de aprendizagem, tendo em vista, principalmente, o alcance das competências almejadas.O modelo computacional de ensino-aprendizagem, em rede, proposto neste trabalho, está fundamentado numa concepção pedagogia, que tem como ponto focal a construção do conhecimento e as aprendizagens significativas, estas desenvolvidas através da prática da interdisciplinaridade e da pesquisa, porque as entendemos como eixo central da ação educativa, por ressaltarem a interatividade como elo condutor do aprender a aprender, e aprender a fazer e refazer, sempre em constante conectividade e mobilidade.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Regina Celia Fernandes da2012-10-18T08:41:32Z2012-10-18T08:41:32Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis213 f.| il.application/pdf182090http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79915porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:34:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79915Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:34:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível |
title |
A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível |
spellingShingle |
A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível Silva, Regina Celia Fernandes da Informatica Computação Ensino a distancia Ensino profissional Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador |
title_short |
A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível |
title_full |
A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível |
title_fullStr |
A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível |
title_full_unstemmed |
A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível |
title_sort |
A tecnologia da informação: um caminho na construção e democratização de oportunidades de acesso à educação profissional a distâcia : uma realidade possível |
author |
Silva, Regina Celia Fernandes da |
author_facet |
Silva, Regina Celia Fernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Joao Bosco da Motta Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Regina Celia Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Computação Ensino a distancia Ensino profissional Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador |
topic |
Informatica Computação Ensino a distancia Ensino profissional Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T08:41:32Z 2012-10-18T08:41:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
182090 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79915 |
identifier_str_mv |
182090 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
213 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652073125806080 |