O TRABALHO DAS EQUIPES QUE ATUAM NA EAD: é possível uma gestão colaborativa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BURIGO, CARLA CRISTINA DUTRA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CERNY, ROSELI ZEN, TEIXEIRA, GRAZIELA GOMES STEIN, MARCELINO, LEONARDO VICTOR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136223
Resumo: Este artigo objetiva compreender, a partir do princípio da gestão colaborativa, o processo de desenvolvimento e de gestão do trabalho das equipes que atuam no planejamento e produção de cursos a distância. A proposta de investigação se fundamenta nos princípios conceituais do materialismo histórico dialético, que busca as causas mediatas e imediatas do fenômeno investigado, com o intuito de compreender as representações historicamente intrínsecas, conciliada com a matriz dialógica de Bakhtin, buscando a mediação entre o individual e o social. Neste estudo traremos as concepções da equipe de criação e desenvolvimento de materiais sobre a vivência do trabalho colaborativo. A equipe é constituída por profissionais da área de Design Educacional, de Hipermídia e de Vídeo. A relação de mediação da tomada de decisão coletiva e individual foi pontuada como a essência desta gestão, a partir da fala dos sujeitos entrevistados. Os resultados revelam que a tomada de decisão no âmbito individual e no coletivo pode ser potencializada a partir do trabalho em rede, compartilhado. Não é um trabalho fácil, pois há negações e aproximações de concepções, conflitos e convergências, expectativas e avanços. É neste processo que vivenciamos, experimentamos e vivificamos o coletivo que concebemos e acreditamos.
id UFSC_e9f712610e8c6b49a33d500b4e0eeb50
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136223
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O TRABALHO DAS EQUIPES QUE ATUAM NA EAD: é possível uma gestão colaborativa?Este artigo objetiva compreender, a partir do princípio da gestão colaborativa, o processo de desenvolvimento e de gestão do trabalho das equipes que atuam no planejamento e produção de cursos a distância. A proposta de investigação se fundamenta nos princípios conceituais do materialismo histórico dialético, que busca as causas mediatas e imediatas do fenômeno investigado, com o intuito de compreender as representações historicamente intrínsecas, conciliada com a matriz dialógica de Bakhtin, buscando a mediação entre o individual e o social. Neste estudo traremos as concepções da equipe de criação e desenvolvimento de materiais sobre a vivência do trabalho colaborativo. A equipe é constituída por profissionais da área de Design Educacional, de Hipermídia e de Vídeo. A relação de mediação da tomada de decisão coletiva e individual foi pontuada como a essência desta gestão, a partir da fala dos sujeitos entrevistados. Os resultados revelam que a tomada de decisão no âmbito individual e no coletivo pode ser potencializada a partir do trabalho em rede, compartilhado. Não é um trabalho fácil, pois há negações e aproximações de concepções, conflitos e convergências, expectativas e avanços. É neste processo que vivenciamos, experimentamos e vivificamos o coletivo que concebemos e acreditamos.INPEAU/UFSC2015-11-05T11:49:59Z2015-11-05T11:49:59Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136223BURIGO, CARLA CRISTINA DUTRACERNY, ROSELI ZENTEIXEIRA, GRAZIELA GOMES STEINMARCELINO, LEONARDO VICTORporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:49:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136223Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T11:49:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO DAS EQUIPES QUE ATUAM NA EAD: é possível uma gestão colaborativa?
title O TRABALHO DAS EQUIPES QUE ATUAM NA EAD: é possível uma gestão colaborativa?
spellingShingle O TRABALHO DAS EQUIPES QUE ATUAM NA EAD: é possível uma gestão colaborativa?
BURIGO, CARLA CRISTINA DUTRA
title_short O TRABALHO DAS EQUIPES QUE ATUAM NA EAD: é possível uma gestão colaborativa?
title_full O TRABALHO DAS EQUIPES QUE ATUAM NA EAD: é possível uma gestão colaborativa?
title_fullStr O TRABALHO DAS EQUIPES QUE ATUAM NA EAD: é possível uma gestão colaborativa?
title_full_unstemmed O TRABALHO DAS EQUIPES QUE ATUAM NA EAD: é possível uma gestão colaborativa?
title_sort O TRABALHO DAS EQUIPES QUE ATUAM NA EAD: é possível uma gestão colaborativa?
author BURIGO, CARLA CRISTINA DUTRA
author_facet BURIGO, CARLA CRISTINA DUTRA
CERNY, ROSELI ZEN
TEIXEIRA, GRAZIELA GOMES STEIN
MARCELINO, LEONARDO VICTOR
author_role author
author2 CERNY, ROSELI ZEN
TEIXEIRA, GRAZIELA GOMES STEIN
MARCELINO, LEONARDO VICTOR
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BURIGO, CARLA CRISTINA DUTRA
CERNY, ROSELI ZEN
TEIXEIRA, GRAZIELA GOMES STEIN
MARCELINO, LEONARDO VICTOR
description Este artigo objetiva compreender, a partir do princípio da gestão colaborativa, o processo de desenvolvimento e de gestão do trabalho das equipes que atuam no planejamento e produção de cursos a distância. A proposta de investigação se fundamenta nos princípios conceituais do materialismo histórico dialético, que busca as causas mediatas e imediatas do fenômeno investigado, com o intuito de compreender as representações historicamente intrínsecas, conciliada com a matriz dialógica de Bakhtin, buscando a mediação entre o individual e o social. Neste estudo traremos as concepções da equipe de criação e desenvolvimento de materiais sobre a vivência do trabalho colaborativo. A equipe é constituída por profissionais da área de Design Educacional, de Hipermídia e de Vídeo. A relação de mediação da tomada de decisão coletiva e individual foi pontuada como a essência desta gestão, a partir da fala dos sujeitos entrevistados. Os resultados revelam que a tomada de decisão no âmbito individual e no coletivo pode ser potencializada a partir do trabalho em rede, compartilhado. Não é um trabalho fácil, pois há negações e aproximações de concepções, conflitos e convergências, expectativas e avanços. É neste processo que vivenciamos, experimentamos e vivificamos o coletivo que concebemos e acreditamos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05T11:49:59Z
2015-11-05T11:49:59Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136223
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042618213269504