Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carla Peres
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92436
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
id UFSC_ea7ac449612bc8be7726f99ea245b714
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92436
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectualEducação científica e tecnológicaFeirasMatematicaMatematicaEstudo e ensinoSanta CatarinaSocializaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009A realidade brasileira com tantas desigualdades nos remete a busca por uma sociedade mais justa, onde todos devem ter seus direitos fundamentais assegurados. Cada segmento da sociedade deve organizar-se de forma a favorecer o acesso de todas as pessoas a estes direitos, exercendo assim sua função social, garantindo-os, inclusive, àqueles indivíduos que, por possuir alguma condição que lhes desfavoreça, permanecem marginalizados. O contexto educacional exerce papel fundamental nesta conjuntura, tornando-se até decisivo no processo de inclusão social de todas as pessoas, pois pode favorecer a formação de sociedades mais acolhedoras, justas e igualitárias, através de uma educação inclusiva. Reflexões e ações que auxiliem no desenvolvimento de escolas inclusivas tornam-se imprescindíveis e devem envolver profissionais de todas as áreas do conhecimento dentro do âmbito escolar. A presente pesquisa apresenta caráter qualitativo e ocorre dentro de um sistema mais amplo, que é o da educação matemática de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais. Nela apresenta-se um estudo retrospectivo de um caso envolvendo um grupo de três alunos com déficit intelectual, que freqüentam paralelamente escolas regulares e uma escola especial, e sua participação no processo que culminou na exposição de um trabalho na Feira Catarinense de Matemática de 2007. A efetiva inserção no processo de ensino e aprendizagem por parte de qualquer aluno requer o desenvolvimento de alguns fatores no ambiente educacional, estes desempenham papel facilitador durante o processo. Portanto neste trabalho busca-se verificar a presença, nos diferentes contextos escolares freqüentados pelos sujeitos em estudo, de indícios do desenvolvimento destes fatores que favorecem a inclusão escolar, ou seja, favorecem sua socialização e aprendizagem matemática. Estes fatores estão ligados aos processos afetivo/sociais, motivacionais e cognitivos e as relações psicossociais geradas a partir deles. Os dados coletados e sua análise revelam que em todo o processo enfocado houve o desenvolvimento de relações psicossociais favoráveis, oportunizando reais chances de inclusão escolar para estes alunos, auxiliando em sua interação social e aquisição de conhecimentos nos diferentes contextos. O movimento de Feiras de Matemática catarinense ajuda a revelar que é possível desenvolver trabalhos que envolvam satisfatoriamente todos os alunos, não importando as dificuldades que apresentem. Sua principal contribuição está no incentivo aos professores de repensar suas práticas pedagógicas e sair da posição tradicional de expositor de conhecimentos, passando a orientador de alunos pesquisadores, que trabalhem cooperativamente. Esta mudança de postura dos educadores beneficia o desenvolvimento de relações psicossociais mais favoráveis a inclusão escolar de alunos com alguma necessidade educacional especial, pois desencadeia reflexões a respeito de como adaptar suas aulas para atender satisfatoriamente a todos.Caldeira, Ademir DonizetiUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Carla Peres2012-10-24T08:52:31Z2012-10-24T08:52:31Z2012-10-24T08:52:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf275006http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92436porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T07:15:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92436Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T07:15:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual
title Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual
spellingShingle Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual
Souza, Carla Peres
Educação científica e tecnológica
Feiras
Matematica
Matematica
Estudo e ensino
Santa Catarina
Socialização
title_short Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual
title_full Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual
title_fullStr Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual
title_full_unstemmed Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual
title_sort Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual
author Souza, Carla Peres
author_facet Souza, Carla Peres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ademir Donizeti
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carla Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Feiras
Matematica
Matematica
Estudo e ensino
Santa Catarina
Socialização
topic Educação científica e tecnológica
Feiras
Matematica
Matematica
Estudo e ensino
Santa Catarina
Socialização
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T08:52:31Z
2012-10-24T08:52:31Z
2012-10-24T08:52:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 275006
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92436
identifier_str_mv 275006
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652348997763072