Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabel, Marília
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Scheller, Morgana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82008
Resumo: Na Feira de Matemática (FMat), a avaliação dos trabalhos, em seu caráter formativo, visa fornecer um panorama acerca do que foi desenvolvido pelos autores de modo a contribuir com aspectos pertinentes de serem revisitados, propiciando assim, quando apropriado, a continuidade e melhores resultados dos estudos. No entanto, há pesquisas que indicam que esse propósito ocorre apenas pontualmente. Face a isso, a partir de uma perspectiva qualitativa e interpretativa, nos propomos analisar as contribuições para o Movimento em Rede da Feira de Matemática (MRFMat) de uma ação avaliativa pautada numa perspectiva dialógica. A investigação envolveu o desenvolvimento dessa ação avaliativa em duas diferentes edições regionais de Santa Catarina de FMat realizadas em 2019. Os dados para análise foram produzidos por meio de entrevistas com três expositores de dois trabalhos expostos nas referidas regionais e que participaram da ação. O processo analítico indica que essa ação avaliativa, quando realizada na perspectiva dialógica e formativa, contribui: (i) para o sujeito expositor no tocante à formação e desenvolvimento de atitudes, conceitos e emoções; (ii) para o trabalho exposto no que tange à qualidade científica e perspectivas de continuidade; (iii) para a dinâmica do processo avaliativo no tocante ao sujeito avaliador. Concluímos que a ação corrobora com as pretensões qualitativas de avaliação defendidas pelo Movimento, constituindo-se assim um potencial de avaliação dialógica para a FMat.
id UFPR-4_adcee9d7ff84e2cd966a9d4e8a6611e8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/82008
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de casoEducação MatemáticaPostura avaliativa; Diálogo; Avaliação na Feira de MatemáticaNa Feira de Matemática (FMat), a avaliação dos trabalhos, em seu caráter formativo, visa fornecer um panorama acerca do que foi desenvolvido pelos autores de modo a contribuir com aspectos pertinentes de serem revisitados, propiciando assim, quando apropriado, a continuidade e melhores resultados dos estudos. No entanto, há pesquisas que indicam que esse propósito ocorre apenas pontualmente. Face a isso, a partir de uma perspectiva qualitativa e interpretativa, nos propomos analisar as contribuições para o Movimento em Rede da Feira de Matemática (MRFMat) de uma ação avaliativa pautada numa perspectiva dialógica. A investigação envolveu o desenvolvimento dessa ação avaliativa em duas diferentes edições regionais de Santa Catarina de FMat realizadas em 2019. Os dados para análise foram produzidos por meio de entrevistas com três expositores de dois trabalhos expostos nas referidas regionais e que participaram da ação. O processo analítico indica que essa ação avaliativa, quando realizada na perspectiva dialógica e formativa, contribui: (i) para o sujeito expositor no tocante à formação e desenvolvimento de atitudes, conceitos e emoções; (ii) para o trabalho exposto no que tange à qualidade científica e perspectivas de continuidade; (iii) para a dinâmica do processo avaliativo no tocante ao sujeito avaliador. Concluímos que a ação corrobora com as pretensões qualitativas de avaliação defendidas pelo Movimento, constituindo-se assim um potencial de avaliação dialógica para a FMat.UFPRZabel, MaríliaScheller, Morgana2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82008Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82008Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82008Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e820081984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82008/51040https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82008/51041Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:55Zoai:revistas.ufpr.br:article/82008Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:55Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso
title Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso
spellingShingle Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso
Zabel, Marília
Educação Matemática
Postura avaliativa; Diálogo; Avaliação na Feira de Matemática
title_short Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso
title_full Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso
title_fullStr Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso
title_full_unstemmed Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso
title_sort Contribuições de uma ação avaliativa para o movimento em rede da feira de matemática: um estudo de caso
author Zabel, Marília
author_facet Zabel, Marília
Scheller, Morgana
author_role author
author2 Scheller, Morgana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zabel, Marília
Scheller, Morgana
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Postura avaliativa; Diálogo; Avaliação na Feira de Matemática
topic Educação Matemática
Postura avaliativa; Diálogo; Avaliação na Feira de Matemática
description Na Feira de Matemática (FMat), a avaliação dos trabalhos, em seu caráter formativo, visa fornecer um panorama acerca do que foi desenvolvido pelos autores de modo a contribuir com aspectos pertinentes de serem revisitados, propiciando assim, quando apropriado, a continuidade e melhores resultados dos estudos. No entanto, há pesquisas que indicam que esse propósito ocorre apenas pontualmente. Face a isso, a partir de uma perspectiva qualitativa e interpretativa, nos propomos analisar as contribuições para o Movimento em Rede da Feira de Matemática (MRFMat) de uma ação avaliativa pautada numa perspectiva dialógica. A investigação envolveu o desenvolvimento dessa ação avaliativa em duas diferentes edições regionais de Santa Catarina de FMat realizadas em 2019. Os dados para análise foram produzidos por meio de entrevistas com três expositores de dois trabalhos expostos nas referidas regionais e que participaram da ação. O processo analítico indica que essa ação avaliativa, quando realizada na perspectiva dialógica e formativa, contribui: (i) para o sujeito expositor no tocante à formação e desenvolvimento de atitudes, conceitos e emoções; (ii) para o trabalho exposto no que tange à qualidade científica e perspectivas de continuidade; (iii) para a dinâmica do processo avaliativo no tocante ao sujeito avaliador. Concluímos que a ação corrobora com as pretensões qualitativas de avaliação defendidas pelo Movimento, constituindo-se assim um potencial de avaliação dialógica para a FMat.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82008
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82008
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82008/51040
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82008/51041
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82008
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82008
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82008
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900821356544