DESIGN THINKING: CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TERRES, MÁRCIA BECK
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CABRAL, PATRÍCIA MARTINS FAGUNDES, BORBA, GUSTAVO SEVERO DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136048
Resumo: O presente estudo objetiva compreender e explorar a contribuição do Design Thinking para a inovação na gestão estratégica em educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a estratégia de estudo de caso. As fontes de dados que subsidiaram a análise desta investigação, contemplam a pesquisa documental e pesquisa de campo com utilização de questionários, realização de entrevistas e observação direta. Na primeira fase, os dados foram coletados em um Seminário realizado com os profissionais do caso em estudo e com aplicação de questionário. A segunda fase, abrangeu a observação direta na realização de benchmarking e entrevistas com os gestores de três instituições de ensino com práticas inovadoras de gestão, localizadas na Espanha, Dinamarca e Inglaterra. Os resultados obtidos permitem apontar, que por meio do Design Thinking, é possível explorar novos percursos na ação estratégica da gestão, com a contribuição de indicadores e intervenções que representam alternativas para romper com abordagens mais tradicionais, transformando qualitativamente o processo de gestão e avançando para um posicionamento mais colaborativo e sistêmico, focado na perspectiva da inovação.
id UFSC_eb5eb2705c1ba376485bd763c664c278
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136048
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DESIGN THINKING: CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM EDUCAÇÃOO presente estudo objetiva compreender e explorar a contribuição do Design Thinking para a inovação na gestão estratégica em educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a estratégia de estudo de caso. As fontes de dados que subsidiaram a análise desta investigação, contemplam a pesquisa documental e pesquisa de campo com utilização de questionários, realização de entrevistas e observação direta. Na primeira fase, os dados foram coletados em um Seminário realizado com os profissionais do caso em estudo e com aplicação de questionário. A segunda fase, abrangeu a observação direta na realização de benchmarking e entrevistas com os gestores de três instituições de ensino com práticas inovadoras de gestão, localizadas na Espanha, Dinamarca e Inglaterra. Os resultados obtidos permitem apontar, que por meio do Design Thinking, é possível explorar novos percursos na ação estratégica da gestão, com a contribuição de indicadores e intervenções que representam alternativas para romper com abordagens mais tradicionais, transformando qualitativamente o processo de gestão e avançando para um posicionamento mais colaborativo e sistêmico, focado na perspectiva da inovação.INPEAU/UFSC2015-11-03T12:40:50Z2015-11-03T12:40:50Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136048TERRES, MÁRCIA BECKCABRAL, PATRÍCIA MARTINS FAGUNDESBORBA, GUSTAVO SEVERO DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T12:40:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136048Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T12:40:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESIGN THINKING: CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM EDUCAÇÃO
title DESIGN THINKING: CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM EDUCAÇÃO
spellingShingle DESIGN THINKING: CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM EDUCAÇÃO
TERRES, MÁRCIA BECK
title_short DESIGN THINKING: CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM EDUCAÇÃO
title_full DESIGN THINKING: CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM EDUCAÇÃO
title_fullStr DESIGN THINKING: CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed DESIGN THINKING: CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM EDUCAÇÃO
title_sort DESIGN THINKING: CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM EDUCAÇÃO
author TERRES, MÁRCIA BECK
author_facet TERRES, MÁRCIA BECK
CABRAL, PATRÍCIA MARTINS FAGUNDES
BORBA, GUSTAVO SEVERO DE
author_role author
author2 CABRAL, PATRÍCIA MARTINS FAGUNDES
BORBA, GUSTAVO SEVERO DE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TERRES, MÁRCIA BECK
CABRAL, PATRÍCIA MARTINS FAGUNDES
BORBA, GUSTAVO SEVERO DE
description O presente estudo objetiva compreender e explorar a contribuição do Design Thinking para a inovação na gestão estratégica em educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a estratégia de estudo de caso. As fontes de dados que subsidiaram a análise desta investigação, contemplam a pesquisa documental e pesquisa de campo com utilização de questionários, realização de entrevistas e observação direta. Na primeira fase, os dados foram coletados em um Seminário realizado com os profissionais do caso em estudo e com aplicação de questionário. A segunda fase, abrangeu a observação direta na realização de benchmarking e entrevistas com os gestores de três instituições de ensino com práticas inovadoras de gestão, localizadas na Espanha, Dinamarca e Inglaterra. Os resultados obtidos permitem apontar, que por meio do Design Thinking, é possível explorar novos percursos na ação estratégica da gestão, com a contribuição de indicadores e intervenções que representam alternativas para romper com abordagens mais tradicionais, transformando qualitativamente o processo de gestão e avançando para um posicionamento mais colaborativo e sistêmico, focado na perspectiva da inovação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03T12:40:50Z
2015-11-03T12:40:50Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136048
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651997428056064