Early reading skills in low socioeconomic status at risk english language learners: effects of multisensory structured language intervention

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fabiana Vanessa Achy de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169233
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2016.
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spelling Early reading skills in low socioeconomic status at risk english language learners: effects of multisensory structured language interventionLíngua inglesaEstudo e ensinoLeituraReconhecimento de palavrasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2016.Abstract : Research on literacy development has been predominantly carried outwith monolingual native English speaking learners and has largelydisregarded English language learners (ELLs). Studies have shown thatELLs and monolinguals perform at a similar level of accuracy for wordlevelreading and spelling skills, and they share similar difficulties inthese skills. However, ELLs lag behind their monolingual peers withregards to reading comprehension in English as a second language (L2),factor that places this population at risk of school failure. There havealso been a number of studies that investigate the efficiency ofmultisensory structured language instruction (MSL) in helping readinginstruction, but very few have focused on the implementation of eithercomputer-assisted instruction (CAI), or teacher-mediated (paper-andpencil)instruction, to suit ELLs? specific needs. Keeping theseconsiderations in mind, this small scale exploratory study examinedearly reading skills, namely word and pseudoword recognition, listeningcomprehension, and reading comprehension, in low socioeconomic atrisk ELLs. More specifically, the present dissertation also investigatedthe effects of MSL in computer-assisted and teacher-mediatedintervention. Data was collected during this researcher?s internship atthe Massachusetts General Hospital ? the Institute of Health Professions(MGH-IHP) in Boston (MA, USA). Participants were in the 1st and 2ndgrades of elementary school, 22 ELLs and 21 monolinguals. ELLs? firstlanguage background was diverse, such as Cantonese, Spanish,Mandarin, and Haitian. Intervention lasted for about eight weeks and itconsisted of systematic, structured, and student-guided multisensoryinstruction, with emphasis on visual, auditory, and kinesthetic-tactilestrategies. Pre- and Post-tests were administered before interventionstarted and after intervention was finished. Data was analyzed,quantitatively and qualitatively and, as a whole, findings corroborateprevious research that ELLs did not differ from non-ELLs in measuresof decoding real words and phonemic decoding, listeningcomprehension, and reading comprehension in early stages of readingdevelopment. Additionally, sight word and phonemic decoding skillsseemed to largely contribute to reading comprehension. Listeningcomprehension skills did not have the same impact as word recognitionskills did, which could be explained due to the characteristics of thepopulation of this study, i.e., low-income at risk English limitedproficient learners. Moreover, findings from this study provide evidencethat early reading skills stand out as fundamental competencies in lowsocioeconomic status (SES) at risk learners.<br>A pesquisa em alfabetização tem sido predominantemente conduzida com estudantes nativos monolíngues de língua inglesa e tem desconsiderado amplamente os aprendizes de inglês como segunda língua, neste caso, aprendizes de Inglês (ELLs). Os estudos têm demonstrado que os aprendizes de Inglês e os alunos monolíngues têm um desempenho de acurácia semelhante no reconhecimento de palavras e em testes de soletramento. No entanto, os aprendizes de Inglês têm um desempenho inferior ao dos monolíngues em tarefas de compreensão leitora em Inglês como segunda língua (L2), fator este que os coloca em risco de fracasso escolar. Há também alguns estudos que investigaram a eficácia do método multissensorial (MSL) no auxílio da leitura, mas muito poucos com foco na implementação da instrução assistida por computador (CAI), ou mediada pelo professor, com papel e lápis, os quais atentassem para as necessidades específicas dos aprendizes de Inglês. Tendo em mente tais colocações, este estudo exploratório de pequena escala examinou as habilidades de leitura de nível básico, como o reconhecimento de palavras e de pseudopalavras, a compreensão auditiva e a compreensão leitora em aprendizes de Inglês, os quais estão em potencial risco de fracasso escolar e pertencem a uma classe socioeconômica mais pobre. Mais especificadamente, esta dissertação também investigou os efeitos do método multissensorial na instrução assistida por computador (CAI), e na mediada pelo professor, com papel e lápis. Os dados do estudo foram coletados durante o período do doutorado-sanduíche no Massachusetts General Hospital the Institute of Health Professions (MGH-IHP), em Boston (MA, EUA). Os participantes cursavam os 1º e 2º anos do ensino fundamental, sendo 22 aprendizes de Inglês e 21 monolíngues. Entre os exemplos de línguas maternas dos aprendizes de Inglês podemos citar o Cantonês, o Espanhol, o Mandarim e o Haitiano. A intervenção durou aproximadamente oito semanas e consistiu em instrução multissensorial, sistemática e estruturada, desenvolvida de acordo com as necessidades de cada aluno, com ênfase em estratégias visuais, auditivas, cinestéticas e tácteis. Pré- e Pós-testes foram aplicados antes da intervenção começar e depois que a intervenção havia sido finalizada. Os dados foram analisados, quantitativa e qualitativamente e, de uma maneira geral, as conclusões corroboram os resultados de pesquisas anteriores de que o desempenho dos aprendizes de Inglês é semelhante em medidas de reconhecimento de palavras e decodificação fonêmica, compreensão auditiva e compreensão leitora em estágios iniciais de desenvolvimento da habilidade leitora. Além disso, as habilidades de reconhecimento de palavras familiares e decodificação fonêmica parecem contribuir amplamente para a compreensão leitora. A compreensão auditiva não produziu os mesmos resultados, e não parece ter influenciado a compreensão leitora tal como a habilidade de reconhecimento de palavras, o que pode ser explicado pelas características da população deste estudo, isto é, alunos com proficiência limitada do Inglês, em potencial risco de fracasso escolar e provenientes de uma baixa classe socioeconômica. No mais, os resultados deste estudo fornecem evidência de que as habilidades de leitura de níveis mais básicos destacam-se como fundamentais para alunos com proficiência limitada do Inglês, em potencial risco de fracasso escolar e de origem socioeconômica deficitária.Tomitch, Leda Maria BragaUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Fabiana Vanessa Achy de2016-10-18T03:06:05Z2016-10-18T03:06:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis159 p.| il., grafs., tabs.application/pdf342406https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169233engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-18T03:06:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169233Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-18T03:06:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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