Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boldo, Jaqueline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158894
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
id UFSC_eb96c814a7d146cf78bc79fee78cd9cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158894
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantilEducaçãoCriancas surdasEducaçãoLiteratura infantojuvenilLíngua brasileira de sinaisEducação bilingueDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.A presente dissertação pretende enfocar a questão sobre como a criança surda, em contato com a Literatura Surda, adquire conhecimento cultural e, em especial, como se dá a estimulação dos canais visuais para que possa perceber e entender o mundo. O objetivo da pesquisa tem como foco a tradução cultural de clássicos da literatura infantil surda, a fim de perceber as intercorrências das transformações culturais e identitárias que ocorrem devido à presença de signos culturais na história infantil. O aparato teórico se baseia em autores como que se posicionam junto às teorias de cultura, identidade e literatura surdas. O método passa pelo uso de narrativas onde os sujeitos relatam o contato com o texto do livro A Cigarra Surda e as Formigas, que foi traduzido para a cultura surda em atividades realizadas em classe bilíngue. A produção final entende que a literatura surda, campo de conhecimento imprescindível, favorece a criança o contado com seu ser nativo.<br>Abstract : This dissertation addresses the problem of how a deaf child in contact the deaf literature acquires cultural knowledge and in particular, how it helps to stimulate the use of visual channels to perceive and understand the world. The goal is to focus on the cultural translation of classic deaf children's literature in order to understand the complications of cultural and identity transformations that when there are cultural signs in the story. The theoretical approach is based on authors such as positioned within theories of culture, identity and deaf literature. The method uses narratives in which participants described their experience in a bilingual class of the text of the classic children's book "The deaf grasshopper and the ant" (translated to include deaf culture). The study reveals that deaf literature is a vital field of knowledge to help the child as it is delivered in his native medium.Tramonte, CristianaPerlin, GladisUniversidade Federal de Santa CatarinaBoldo, Jaqueline2016-02-09T03:16:37Z2016-02-09T03:16:37Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 p.| il.application/pdf337039https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158894porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158894Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil
title Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil
spellingShingle Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil
Boldo, Jaqueline
Educação
Criancas surdas
Educação
Literatura infantojuvenil
Língua brasileira de sinais
Educação bilingue
title_short Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil
title_full Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil
title_fullStr Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil
title_full_unstemmed Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil
title_sort Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil
author Boldo, Jaqueline
author_facet Boldo, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tramonte, Cristiana
Perlin, Gladis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Boldo, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Criancas surdas
Educação
Literatura infantojuvenil
Língua brasileira de sinais
Educação bilingue
topic Educação
Criancas surdas
Educação
Literatura infantojuvenil
Língua brasileira de sinais
Educação bilingue
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-09T03:16:37Z
2016-02-09T03:16:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 337039
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158894
identifier_str_mv 337039
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652323727081472