Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61441 |
Resumo: | A inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação é uma realidade presente que vem ao encontro da concretização das políticas governamentais de expansão da educação superior no país. Para tanto, a educação a distância vem tomando proporções importantes no cenário nacional, merecendo atenção por parte da comunidade acadêmica. Os papéis exercidos por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem mudam e surge ainda o papel do tutor, não existente nos modelos tradicionais. Toda essa mudança exige, especialmente dos professores, um conjunto de competências específico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as competências necessárias para o exercício da docência na educação a distância. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa teórica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e descritiva, caracterizando-se também como bibliográfica e documental. A coleta e análise de dados deram-se por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Percebeu-se que o estado da arte mostra-se incipiente quanto às competências específicas para atuação em EaD. |
id |
UFSC_eb9925f2d45e696d24044a24f031e293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/61441 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teóricaA inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação é uma realidade presente que vem ao encontro da concretização das políticas governamentais de expansão da educação superior no país. Para tanto, a educação a distância vem tomando proporções importantes no cenário nacional, merecendo atenção por parte da comunidade acadêmica. Os papéis exercidos por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem mudam e surge ainda o papel do tutor, não existente nos modelos tradicionais. Toda essa mudança exige, especialmente dos professores, um conjunto de competências específico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as competências necessárias para o exercício da docência na educação a distância. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa teórica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e descritiva, caracterizando-se também como bibliográfica e documental. A coleta e análise de dados deram-se por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Percebeu-se que o estado da arte mostra-se incipiente quanto às competências específicas para atuação em EaD.INPEAU2012-10-08T18:11:54Z2012-10-08T18:11:54Z2008-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61441Benetti, Kelly CristinaMelo, Pedro Antonio deSpanhol, Fernando JoséPacheco, Andressa Sasaki VasquesDalmau, Marcos Baptista LopezTosta, Humberto Tonaniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T02:04:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/61441Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T02:04:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica |
title |
Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica |
spellingShingle |
Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica Benetti, Kelly Cristina |
title_short |
Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica |
title_full |
Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica |
title_fullStr |
Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica |
title_full_unstemmed |
Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica |
title_sort |
Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica |
author |
Benetti, Kelly Cristina |
author_facet |
Benetti, Kelly Cristina Melo, Pedro Antonio de Spanhol, Fernando José Pacheco, Andressa Sasaki Vasques Dalmau, Marcos Baptista Lopez Tosta, Humberto Tonani |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Pedro Antonio de Spanhol, Fernando José Pacheco, Andressa Sasaki Vasques Dalmau, Marcos Baptista Lopez Tosta, Humberto Tonani |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benetti, Kelly Cristina Melo, Pedro Antonio de Spanhol, Fernando José Pacheco, Andressa Sasaki Vasques Dalmau, Marcos Baptista Lopez Tosta, Humberto Tonani |
description |
A inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação é uma realidade presente que vem ao encontro da concretização das políticas governamentais de expansão da educação superior no país. Para tanto, a educação a distância vem tomando proporções importantes no cenário nacional, merecendo atenção por parte da comunidade acadêmica. Os papéis exercidos por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem mudam e surge ainda o papel do tutor, não existente nos modelos tradicionais. Toda essa mudança exige, especialmente dos professores, um conjunto de competências específico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as competências necessárias para o exercício da docência na educação a distância. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa teórica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e descritiva, caracterizando-se também como bibliográfica e documental. A coleta e análise de dados deram-se por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Percebeu-se que o estado da arte mostra-se incipiente quanto às competências específicas para atuação em EaD. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-10 2012-10-08T18:11:54Z 2012-10-08T18:11:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61441 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651958564683776 |