Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Kelly Cristina
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Melo, Pedro Antonio de, Spanhol, Fernando José, Pacheco, Andressa Sasaki Vasques, Dalmau, Marcos Baptista Lopez, Tosta, Humberto Tonani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61441
Resumo: A inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação é uma realidade presente que vem ao encontro da concretização das políticas governamentais de expansão da educação superior no país. Para tanto, a educação a distância vem tomando proporções importantes no cenário nacional, merecendo atenção por parte da comunidade acadêmica. Os papéis exercidos por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem mudam e surge ainda o papel do tutor, não existente nos modelos tradicionais. Toda essa mudança exige, especialmente dos professores, um conjunto de competências específico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as competências necessárias para o exercício da docência na educação a distância. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa teórica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e descritiva, caracterizando-se também como bibliográfica e documental. A coleta e análise de dados deram-se por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Percebeu-se que o estado da arte mostra-se incipiente quanto às competências específicas para atuação em EaD.
id UFSC_eb9925f2d45e696d24044a24f031e293
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/61441
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teóricaA inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação é uma realidade presente que vem ao encontro da concretização das políticas governamentais de expansão da educação superior no país. Para tanto, a educação a distância vem tomando proporções importantes no cenário nacional, merecendo atenção por parte da comunidade acadêmica. Os papéis exercidos por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem mudam e surge ainda o papel do tutor, não existente nos modelos tradicionais. Toda essa mudança exige, especialmente dos professores, um conjunto de competências específico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as competências necessárias para o exercício da docência na educação a distância. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa teórica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e descritiva, caracterizando-se também como bibliográfica e documental. A coleta e análise de dados deram-se por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Percebeu-se que o estado da arte mostra-se incipiente quanto às competências específicas para atuação em EaD.INPEAU2012-10-08T18:11:54Z2012-10-08T18:11:54Z2008-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61441Benetti, Kelly CristinaMelo, Pedro Antonio deSpanhol, Fernando JoséPacheco, Andressa Sasaki VasquesDalmau, Marcos Baptista LopezTosta, Humberto Tonaniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T02:04:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/61441Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T02:04:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica
title Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica
spellingShingle Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica
Benetti, Kelly Cristina
title_short Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica
title_full Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica
title_fullStr Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica
title_full_unstemmed Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica
title_sort Competências Docentes para EaD: uma perspectiva teórica
author Benetti, Kelly Cristina
author_facet Benetti, Kelly Cristina
Melo, Pedro Antonio de
Spanhol, Fernando José
Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Tosta, Humberto Tonani
author_role author
author2 Melo, Pedro Antonio de
Spanhol, Fernando José
Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Tosta, Humberto Tonani
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Kelly Cristina
Melo, Pedro Antonio de
Spanhol, Fernando José
Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Tosta, Humberto Tonani
description A inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação é uma realidade presente que vem ao encontro da concretização das políticas governamentais de expansão da educação superior no país. Para tanto, a educação a distância vem tomando proporções importantes no cenário nacional, merecendo atenção por parte da comunidade acadêmica. Os papéis exercidos por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem mudam e surge ainda o papel do tutor, não existente nos modelos tradicionais. Toda essa mudança exige, especialmente dos professores, um conjunto de competências específico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as competências necessárias para o exercício da docência na educação a distância. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa teórica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e descritiva, caracterizando-se também como bibliográfica e documental. A coleta e análise de dados deram-se por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Percebeu-se que o estado da arte mostra-se incipiente quanto às competências específicas para atuação em EaD.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-10
2012-10-08T18:11:54Z
2012-10-08T18:11:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61441
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651958564683776