Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235444 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/721 |
id |
UFSC_ec6ffb3fc7fc15d91044e3351ed5af91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235444 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professoresMatemáticaCampo disciplinarEnsino de matemáticaEducação MatemáticaEpistemologiaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/721A partir da temática “(Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir”, este texto tem por objetivo promover uma reflexão sobre as possibilidades de (des)construção curricular para a formação inicial de professores que ensinam matemática, a partir de resultados de pesquisas históricas. Esses resultados mostram-nos a importância teórica de distinguir “ensino de matemática” e “matemática do ensino”, em termos do ensino e da formação de professores. Com tal distinção e ancorado em bases teórico-metodológicas vindas da História Cultural, o estudo conclui que as possibilidades de (des)construção curricular passam pela mudança de natureza do saber a ser socializado pelo campo da Educação Matemática, caracterizado pela matemática do ensino.Revista de Educação Matemática (REMat)2022-06-07T10:39:21Z2022-06-07T10:39:21Z2022-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, WAGNER RODRIGUES. Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022011-14, 2022.2526-9062https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235444Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:39:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235444Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:39:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores |
title |
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores |
spellingShingle |
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores Valente, Wagner Rodrigues Matemática Campo disciplinar Ensino de matemática Educação Matemática Epistemologia |
title_short |
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores |
title_full |
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores |
title_fullStr |
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores |
title_sort |
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Campo disciplinar Ensino de matemática Educação Matemática Epistemologia |
topic |
Matemática Campo disciplinar Ensino de matemática Educação Matemática Epistemologia |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/721 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-07T10:39:21Z 2022-06-07T10:39:21Z 2022-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, WAGNER RODRIGUES. Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022011-14, 2022. 2526-9062 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235444 |
identifier_str_mv |
VALENTE, WAGNER RODRIGUES. Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022011-14, 2022. 2526-9062 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (REMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (REMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652173588824064 |