Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235444
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/721
id UFSC_ec6ffb3fc7fc15d91044e3351ed5af91
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235444
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professoresMatemáticaCampo disciplinarEnsino de matemáticaEducação MatemáticaEpistemologiaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/721A partir da temática “(Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir”, este texto tem por objetivo promover uma reflexão sobre as possibilidades de (des)construção curricular para a formação inicial de professores que ensinam matemática, a partir de resultados de pesquisas históricas. Esses resultados mostram-nos a importância teórica de distinguir “ensino de matemática” e “matemática do ensino”, em termos do ensino e da formação de professores. Com tal distinção e ancorado em bases teórico-metodológicas vindas da História Cultural, o estudo conclui que as possibilidades de (des)construção curricular passam pela mudança de natureza do saber a ser socializado pelo campo da Educação Matemática, caracterizado pela matemática do ensino.Revista de Educação Matemática (REMat)2022-06-07T10:39:21Z2022-06-07T10:39:21Z2022-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, WAGNER RODRIGUES. Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022011-14, 2022.2526-9062https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235444Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:39:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235444Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:39:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
title Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
spellingShingle Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
Valente, Wagner Rodrigues
Matemática
Campo disciplinar
Ensino de matemática
Educação Matemática
Epistemologia
title_short Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
title_full Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
title_fullStr Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
title_full_unstemmed Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
title_sort Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Campo disciplinar
Ensino de matemática
Educação Matemática
Epistemologia
topic Matemática
Campo disciplinar
Ensino de matemática
Educação Matemática
Epistemologia
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/721
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07T10:39:21Z
2022-06-07T10:39:21Z
2022-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, WAGNER RODRIGUES. Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022011-14, 2022.
2526-9062
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235444
identifier_str_mv VALENTE, WAGNER RODRIGUES. Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022011-14, 2022.
2526-9062
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (REMat)
publisher.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (REMat)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652173588824064