Reflexões da equipe de saúde sobre o método mãe-canguru em uma unidade de neonatologia: um diálogo fundamentado na abordagem problematizadora
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102720 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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Reflexões da equipe de saúde sobre o método mãe-canguru em uma unidade de neonatologia: um diálogo fundamentado na abordagem problematizadoraEnfermagemMétodo Mãe CanguruNeonatologiaPrematurosCuidado e higieneDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Este estudo teve como objetivo promover um processo educativo, com a equipe de saúde neonatal, sobre as potencialidades do Método Mãe-Canguru (MMC) na assistência ao recém-nascido e família, a partir do referencial teórico-metodológico da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. Foi realizado na unidade de neonatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Os sujeitos deste estudo foram os integrantes da equipe de saúde neonatal, que demonstraram interesse em refletir sobre a compreensão do MMC enquanto proposta de atendimento implantada em sua realidade. A utilização da metodologia problematizadora com a aplicação do Arco de Charles Maguerez caracterizou-se como caminho metodológico para a operacionalização deste estudo. Foram desenvolvidas doze oficinas, visando proporcionar ao grupo, a oportunidade de socializar suas idéias e experiências, refletir sobre sua realidade, analisá-la de forma crítica, buscando compreendê-la e transformá-la. A avaliação deste processo ocorreu ao longo do mesmo, sendo que a análise dos dados coletados nas oficinas foi realizada através da seleção das falas e acontecimentos mais significativos com relação ao MMC e a vivência da equipe de saúde. A análise global dos dados foi realizada em três fases: coleta e organização dos dados; codificação e identificação dos temas emergentes. A partir da análise dos dados de cada oficina surgiram os seguintes temas: "mães não realizam a posição canguru"; "a participação e a inclusão"; "validade e valorização do MMC enquanto política de atenção neonatal"; "fragilidades na implementação do Método"; "a necessidade de mudanças de atitudes dos profissionais para garantir a integralidade do desenvolvimento do MMC"; "promoção da integralidade das ações dos profissionais da equipe"; "ampliando o nosso sujeito de cuidado para além do recém-nascido prematuro, envolvendo a família e suas interações"; "acolhimento"; "mudança do paradigma da atenção neonatal - o cuidado centrado na família"; "a unidade de terapia intensiva neonatal aliando o desenvolvimento tecnológico ao cuidado sensível"; "o MMC provoca mudanças positivas na assistência neonatal", "o cuidado individualizado"; "educação contínua e permanente" e "educação problematizadora como uma constante na assistência neonatal". Os resultados apontaram a importância e necessidade da criação de espaços para reflexões entre os profissionais da equipe de saúde sobre sua prática assistencial, de modo que os profissionais compartilhem suas idéias, opiniões, vivências e sentimentos, provocando mudanças na maneira de pensar e agir do grupo, possibilitando a transformação do modelo assistencial vigente e favorecendo desta forma o cuidado integral e individualizado prestado ao recém-nascido e família. Neste sentido, o estudo visa contribuir para uma discussão mais ampla sobre esta nova proposta governamental de atenção neonatal, assim como estimular novos estudos no sentido de modificar e melhorar a compreensão do cuidado ao recém-nascido e sua família. The purpose of this study was to promote a process educative, with the team of neonatal health, on the potentialities of the Kangaroo-Mother Method (KMM) in the assistance to just-been born and the family, from the theoretical methodological framework of Paulo Freire's Liberating Pedagogy. The research was developed in the unit of neonatology of the University Hospital of the Federal University of Santa Catarina. The participants of this study had been the integrant ones of the team of neonatal health that had demonstrated interest in reflecting on the understanding of KMM while the proposal of attendance implanted in its reality. The use of the problem-solving methodology with the application of the Charles Maguerez's Arch was characterized as methodological way for to operate this study. Twelve workshops had been developed, aiming at to provide to the group, the chance to socialize its ideas and experiences, to reflect on its reality, to analyze it of critical form, searching to understand it and to transform it. The evaluation of this process occurred to the long one of exactly, being that the analysis of the data collected in the workshops was carried through the election of says them and more significant events with relation to the KMM and the experience of the health team. The global analysis of the data was carried through in three phases: it collects and organization of the data; codification and identification of the emergent themes. From the analysis of the data of each workshop the following themes had appeared: "mothers do not carry through the position kangaroo"; "the participation and the inclusion"; "validity and valuation of the KMM while politics of neonatal attention"; "fragilities in the implementation of the Method"; "the necessity of changes of attitudes of the professionals to guarantee the completeness of the development of the KMM"; "promotion of the completeness of the actions of the professionals of the team"; "extending our citizen of care for beyond the premature just-been born one, involving the family and its interactions"; "shelter"; "change of the paradigm of the neonatal attention - the care centered in the family"; "the unit of neonatal intensive therapy uniting the technological development to the sensible care"; "the KMM provoke positive changes in the neonatal assistance", "the individuality care"; "continuous and permanent education" and " problem-solving education as a constant in the neonatal assistance". The results had pointed the importance and necessity of the creation of spaces with respect to reflections between the professionals of the health team on its practical assistance, in way that the professionals share its ideas, opinions, experiences and feelings, provoking changes in the way to think and to act of the group, making possible the transformation of the effective assistance model and favoring of this form the integral and individuality care given just-been born and to the family. In this direction, the study he aims at to contribute for a ampler quarrel on this new proposal governmental of neonatal attention, as well as stimulating new studies in the direction to modify and improving the understanding of the care to just-been born and its family.Florianópolis, SCMonticelli, MarisaUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Roberta2013-07-16T01:44:28Z2013-07-16T01:44:28Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis228 f.| il.application/pdf225984http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102720porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:44:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102720Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:44:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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