Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215789 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
id |
UFSC_f54c8e86ff763633f4245b661a9caa33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215789 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeiraEnfermagemMétodo Mãe CanguruPrematurosNeonatologiaEnfermagem neonatalEnfermeirasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.Pesquisa Convergente-Assistencial que objetivou compreender o significado da experiência vivida pelos pais de recém-nascidos que vivenciam a primeira e a segunda etapa do Método Canguru, e identificar de que modo a enfermeira pode contribuir para promover o cuidado humanístico aos mesmos. O referencial teórico-filosófico adotado foi a Teoria Humanística de Paterson e Zderad. O estudo foi desenvolvido em uma Unidade Neonatal de uma maternidade pública no sul do Brasil, com seis pais (três mães e três pais) de recém-nascidos pré-termo, de baixo peso, internados e que ingressaram no Método Canguru. A coleta de dados foi realizada de junho a agosto de 2011, através do processo de cuidar da enfermagem humanística, utilizando o diálogo vivido. Da análise resultaram três artigos. O primeiro artigo é estudo bibliométrico com objetivo de identificar e caracterizar estudos que abordam a temática do Método Canguru produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem do Brasil, no período de 2000 a 2010. Os dados foram obtidos através de consulta ao banco de teses da CAPES, sendo uma tese e 15 dissertações. Os resultados evidenciam a adoção do Método Canguru como uma experiência positiva, mas que pode ser melhorada. O segundo artigo respondeu ao objetivo de compreender o significado da experiência vivida pelos pais de recém-nascidos que vivenciam a primeira e segunda etapa do Método Canguru. Emergiram duas categorias principais: Os pais frente a uma realidade inusitada: o nascimento prematuro do filho, e O Método Canguru com as possibilidades de vir a ser mais e estar melhor. Os resultados revelam a experiência como positiva, apesar da dualidade de sentimentos. O terceiro artigo buscou identificar de que modo a enfermeira pode contribuir para promover o cuidado humanístico aos pais de recém-nascidos que vivenciam a segunda etapa do Método Canguru. Os resultados foram apresentados em cinco categorias: A formação de vínculos entre a Enfermeira e os pais; O saber da Enfermeira que transmite segurança e dá suporte; A presença que proporciona segurança e bem estar aos pais; O cuidado que proporciona bem-estar físico e emocional para os pais e mães e para o bebê; e O cuidado mecanizado como barreira para o método. A utilização da teoria humanística de Paterson e Zderad mostrou-se como um modelo que permite olhar para os pais com os olhos do coração, com sensibilidade, colocando-se em seu lugar e compreendendo-os em seu existir-no-mundo. Não existe uma receita a seguir, mas é preciso disposição para o diálogo vivido, que ocorre a partir do encontro verdadeiro, em que se estabelece a relação empática, através da presença genuína. Os achados se mostram relevantes, pois podem ser determinantes para o aprimoramento das práticas assistenciais, relacionadas ao cuidado das mães, dos pais e seus bebês internados no ambiente neonatal, visando às especificidades desta clientela. Do ponto de vista do ensino em enfermagem neonatal, este estudo colabora para facilitar a compreensão de alunos e educadores com relação ao período de internação e a prática do Método Canguru como uma rede que une aspectos positivos e complicadores, e que acompanha o universo vivenciado.Santos, Evangelia Kotzias Atherino dosUniversidade Federal de Santa CatarinaGeremias, Cláudia Koch2020-10-21T21:20:37Z2020-10-21T21:20:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 p.| il., gráfs.application/pdf370284https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215789porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:20:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215789Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:20:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira |
title |
Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira |
spellingShingle |
Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira Geremias, Cláudia Koch Enfermagem Método Mãe Canguru Prematuros Neonatologia Enfermagem neonatal Enfermeiras |
title_short |
Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira |
title_full |
Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira |
title_fullStr |
Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira |
title_full_unstemmed |
Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira |
title_sort |
Método Canguru: experiência vivida pelos pais e as contribuições da enfermeira |
author |
Geremias, Cláudia Koch |
author_facet |
Geremias, Cláudia Koch |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geremias, Cláudia Koch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Método Mãe Canguru Prematuros Neonatologia Enfermagem neonatal Enfermeiras |
topic |
Enfermagem Método Mãe Canguru Prematuros Neonatologia Enfermagem neonatal Enfermeiras |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-21T21:20:37Z 2020-10-21T21:20:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
370284 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215789 |
identifier_str_mv |
370284 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
139 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652220822978560 |