A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Elenir Terezinha Paluch
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681
Resumo: Disponível em : http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60
id UFSC_ec924612db5f93ee07450a43a6db2984
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177681
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.Sistema de numeraçãoZoltan Paul DienesLivro didáticoDécada de 1960Disponível em : http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60O presente artigo é resultante de investigação histórico-cultural, realizada durante doutoramento em educação, e busca dar visibilidade a uma característica da educação matemática presente em uma amostra representativa de manuais didáticos para o ensino primário editados na segunda metade da década de 1960, no Brasil. Utilizando livros didáticos como fontes de pesquisa, estudos sobre história das disciplinas escolares desenvolvidos por Andre Chervel (1990) e contribuições do pesquisador e educador húngaro Zoltan Paul Dienes (1967, 1970) para o processo de ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal – SND, analisa-se o tratamento didático-metodológico dado a esse tema em uma amostra de manuais escolares publicados antes da década de 1960 e durante esta década. O estudo aponta para uma proposta pedagógica voltada à compreensão do valor posicional dos algarismos em números, como um diferencial na educação matemática ocorrido na década de 1960, em contrapartida ao conhecimento mecânico através de regras para ler e escrever números no SND, como é apresentado nos didáticos do período anterior.Revista de História da Educação Matemática2017-07-21T17:58:54Z2017-07-21T17:58:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, Elenir Terezinha Paluch. A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 130- 147, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681Soares, Elenir Terezinha Paluchporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-21T17:58:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177681Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-21T17:58:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
title A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
spellingShingle A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
Soares, Elenir Terezinha Paluch
Sistema de numeração
Zoltan Paul Dienes
Livro didático
Década de 1960
title_short A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
title_full A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
title_fullStr A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
title_full_unstemmed A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
title_sort A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
author Soares, Elenir Terezinha Paluch
author_facet Soares, Elenir Terezinha Paluch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Elenir Terezinha Paluch
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de numeração
Zoltan Paul Dienes
Livro didático
Década de 1960
topic Sistema de numeração
Zoltan Paul Dienes
Livro didático
Década de 1960
description Disponível em : http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-21T17:58:54Z
2017-07-21T17:58:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Elenir Terezinha Paluch. A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 130- 147, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681
identifier_str_mv SOARES, Elenir Terezinha Paluch. A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 130- 147, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652069388681216