A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681 |
Resumo: | Disponível em : http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60 |
id |
UFSC_ec924612db5f93ee07450a43a6db2984 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177681 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.Sistema de numeraçãoZoltan Paul DienesLivro didáticoDécada de 1960Disponível em : http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60O presente artigo é resultante de investigação histórico-cultural, realizada durante doutoramento em educação, e busca dar visibilidade a uma característica da educação matemática presente em uma amostra representativa de manuais didáticos para o ensino primário editados na segunda metade da década de 1960, no Brasil. Utilizando livros didáticos como fontes de pesquisa, estudos sobre história das disciplinas escolares desenvolvidos por Andre Chervel (1990) e contribuições do pesquisador e educador húngaro Zoltan Paul Dienes (1967, 1970) para o processo de ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal – SND, analisa-se o tratamento didático-metodológico dado a esse tema em uma amostra de manuais escolares publicados antes da década de 1960 e durante esta década. O estudo aponta para uma proposta pedagógica voltada à compreensão do valor posicional dos algarismos em números, como um diferencial na educação matemática ocorrido na década de 1960, em contrapartida ao conhecimento mecânico através de regras para ler e escrever números no SND, como é apresentado nos didáticos do período anterior.Revista de História da Educação Matemática2017-07-21T17:58:54Z2017-07-21T17:58:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, Elenir Terezinha Paluch. A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 130- 147, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681Soares, Elenir Terezinha Paluchporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-21T17:58:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177681Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-21T17:58:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. |
title |
A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. |
spellingShingle |
A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. Soares, Elenir Terezinha Paluch Sistema de numeração Zoltan Paul Dienes Livro didático Década de 1960 |
title_short |
A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. |
title_full |
A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. |
title_fullStr |
A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. |
title_full_unstemmed |
A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. |
title_sort |
A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. |
author |
Soares, Elenir Terezinha Paluch |
author_facet |
Soares, Elenir Terezinha Paluch |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Elenir Terezinha Paluch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de numeração Zoltan Paul Dienes Livro didático Década de 1960 |
topic |
Sistema de numeração Zoltan Paul Dienes Livro didático Década de 1960 |
description |
Disponível em : http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-07-21T17:58:54Z 2017-07-21T17:58:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Elenir Terezinha Paluch. A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 130- 147, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681 |
identifier_str_mv |
SOARES, Elenir Terezinha Paluch. A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 130- 147, 2016. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652069388681216 |