As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Rayssa Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França, Denise Medina de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213516
Resumo: Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/20
id UFSC_22f6ccbaca891fd9e55ebc264d003f87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/213516
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicosReformulação curricularZoltan Paul DienesBlocos LógicosDisponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/20O objetivo principal do trabalho de iniciação científica financiado pela UERJ é a exploração dos acervos do Centro de Memória do Brasil (CMEB/ISERJ). Neste acervo, procuramos em Programas de ensino do Estado do Rio de Janeiro (1970-1980) orientações para o uso de blocos lógicos nas séries iniciais e à importância de sua utilização. A partir das orientações nestes Programas produzir e tentar compreender as semelhanças com as orientações didáticas de hoje. Além disso disponibilizar um conjunto de atividades e jogos para trabalhar com os Blocos Lógicos, uma ferramenta didática que possibilita aplicar conceitos matemáticos nos diversos níveis de escolaridade; apresentar o surgimento dos Blocos lógicos como recurso didático. Para isso, foi utilizado referencial teórico da história cultural e os estudos sobre Zoltan Paul Dienes, matemático húngaro. Como fontes de pesquisa foram utilizados documentos encontrados no CMEB, livros de atividades e jogos com Blocos lógicos, tese de doutorado e alguns livros de matemática do PNAIC. Por meio das fontes de pesquisa analisadas concluímos que desde a década de 1970 os blocos lógicos são utilizados para facilitar a aprendizagem de conceitos básicos da matemática.Acervo2020-10-09T20:11:35Z2020-10-09T20:11:35Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAETANO, R. S.; FRANÇA, D. M. A.. As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos. ACERVO, v. 2, p. 284-300, 20202675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213516Caetano, Rayssa SilvaFrança, Denise Medina de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-09T20:11:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/213516Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-09T20:11:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos
title As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos
spellingShingle As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos
Caetano, Rayssa Silva
Reformulação curricular
Zoltan Paul Dienes
Blocos Lógicos
title_short As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos
title_full As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos
title_fullStr As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos
title_full_unstemmed As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos
title_sort As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos
author Caetano, Rayssa Silva
author_facet Caetano, Rayssa Silva
França, Denise Medina de Almeida
author_role author
author2 França, Denise Medina de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Rayssa Silva
França, Denise Medina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Reformulação curricular
Zoltan Paul Dienes
Blocos Lógicos
topic Reformulação curricular
Zoltan Paul Dienes
Blocos Lógicos
description Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/20
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09T20:11:35Z
2020-10-09T20:11:35Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAETANO, R. S.; FRANÇA, D. M. A.. As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos. ACERVO, v. 2, p. 284-300, 2020
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213516
identifier_str_mv CAETANO, R. S.; FRANÇA, D. M. A.. As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB): atividades com blocos lógicos. ACERVO, v. 2, p. 284-300, 2020
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Acervo
publisher.none.fl_str_mv Acervo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652143743205376