Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88205 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológia |
id |
UFSC_ed05c73bc16caf444f7af326d19cbc78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88205 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesoresEducaçãoEducação científica e tecnológicaProfessores de matematicaProfessores -FormaçãoGeometriaEstudo e ensinoSemioticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológiaEste trabalho de pesquisa está relacionado à formação inicial de professores de matemática considerando o ensino de geometria. Apresentamos algumas pesquisas realizadas sobre o assunto que nos permitiram verificar a existência de problemas de ensino-aprendizagem, tanto de conhecimento sobre a geometria, bem como as especificidades em relação ao seu ensino, dando-nos suporte para elaborarmos a questão de nossa pesquisa. Assim, nossa proposta de alternativa metodológica para o ensino-aprendizagem da geometria apresenta sua abordagem fundamentada nos estudos de Raymond Duval sobre registros de representação semiótica e o processo das apreensões em geometria. A partir das análises de um instrumento aplicado junto aos licenciandos do 5º semestre do curso de Licenciatura Plena de Matemática, da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, propusemos um conjunto de situações de aprendizagem visando o ensino e a aprendizagem de conceitos de geometria, tais como o cálculo de figuras geométricas planas, que podem ser tanto utilizadas na formação inicial de licenciandos em matemática, bem como ferramenta metodológica para o uso em suas práticas pedagógicas. Dessa forma, objetivamos auxiliar com a formação docente inicial, particularmente, no que diz respeito à prática pedagógica, abrangendo especificamente os licenciandos do curso de licenciatura em matemática, em torno dos conteúdos de geometria, com ênfase no cálculo de áreas de figuras geométricas planas. Acreditamos ser pertinente a reflexão do tema e o desenvolvimento de atividades que explorem a coordenação das linguagens associadas à exploração heurística das figuras.Florianópolis, SCFlores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaBuratto, Ivone Catarina Freitas2012-10-22T06:35:43Z2012-10-22T06:35:43Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis142 f.| il., grafs., tabs.application/pdf228353http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88205porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T23:33:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88205Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T23:33:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores |
title |
Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores |
spellingShingle |
Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores Buratto, Ivone Catarina Freitas Educação Educação científica e tecnológica Professores de matematica Professores - Formação Geometria Estudo e ensino Semiotica |
title_short |
Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores |
title_full |
Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores |
title_fullStr |
Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores |
title_full_unstemmed |
Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores |
title_sort |
Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores |
author |
Buratto, Ivone Catarina Freitas |
author_facet |
Buratto, Ivone Catarina Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buratto, Ivone Catarina Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Professores de matematica Professores - Formação Geometria Estudo e ensino Semiotica |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Professores de matematica Professores - Formação Geometria Estudo e ensino Semiotica |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológia |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T06:35:43Z 2012-10-22T06:35:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
228353 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88205 |
identifier_str_mv |
228353 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
142 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651920573726720 |