O uso de aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada: uma proposta de ensino para o estudo de isomeria espacial no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thainá Furtado de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233013
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
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spelling O uso de aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada: uma proposta de ensino para o estudo de isomeria espacial no ensino médioTecnologias digitais da informação e comunicaçãoAplicativosEnsino de químicaIsomeria espacialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em QuímicaA expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade acaba por determinar mudanças na forma como as atividades associadas ao ensino e à aprendizagem são desenvolvidas nas escolas. O objetivo desse trabalho foi elaborar uma proposta de ensino utilizando aplicativos de smartphones para o ensino de isomeria espacial. Essas ferramentas possibilitam o uso de softwares de representações em três dimensões para a visualização interativa das moléculas e pode ser considerado um recurso interessante para a abordagem da isomeria espacial nas aulas de química. A partir de uma pesquisa bibliográfica de trabalhos voltados ao ensino de química, os aplicativos foram selecionados e, a seguir, elaborou-se uma proposta de ensino com base nos três momentos pedagógicos a partir do tema “A automedicação em um cenário de pandemia”. Especificamente na segunda etapa, propôs-se a utilização dos aplicativos de realidade aumentada e virtual como recurso na visualização e construção das estruturas moleculares para a compreensão da isomeria espacial. Na análise dos aplicativos, os resultados apontaram que esses recursos podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da química pelas diversas possibilidades de uso em sala de aula. Por outro lado, foram observados que aplicativos somente em inglês e aspectos técnicos dificultam o uso para o ensino de química. Espera-se que esse trabalho contribua para reflexões sobre a importância e necessidade do uso das TDIC pelos professores em suas aulas, contemplando as particularidades do processo de ensino e aprendizagem da química com o uso dos aplicativos, como os de realidade aumentada e virtual, em dispositivos móveis.The expansion of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in society ends up determining changes in the way activities associated with teaching and learning are developed in schools. The objective of this research was to develop a teaching proposal using smartphone applications for the teaching of spatial isomerism. These tools enable the use of three-dimensional representation software for the interactive visualization of molecules and can be considered an interesting resource for approaching spatial isomerism in chemistry classes. From a bibliographic research of chemistry teaching papers, the applications were selected and a teaching proposal was elaborated based on the three pedagogical moments from the theme "Self-medication in a pandemic". Specifically in the second stage, the use of augmented and virtual reality applications was proposed as a resource in the visualization and construction of molecular structures for the understanding of spatial isomerism. In the analysis of the applications, the results showed that these resources can contribute to the teaching and learning of chemistry due to the different possibilities of use in the classroom. On the other hand, it was observed that applications only in English and technical aspects make it difficult to use for chemistry teaching. It is hoped that this work will contribute to reflections on the importance and need for the use of DICT by teachers in their classes, contemplating the particularities of the teaching and learning process of chemistry with the use of applications, such as augmented and virtual reality, in mobile devices.Blumenau, SCRichetti, Graziela PiccoliUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Thainá Furtado de2022-03-25T18:22:06Z2022-03-25T18:22:06Z2022-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233013info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-25T18:22:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233013Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-25T18:22:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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