Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Futami, André Hideto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99446
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_ed31dc5c7178647c4d57fa2c153b15f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99446
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetistaEngenharia de produçãoAprendizagemModelosAvaliaçãoCogniçãoProjeto de produtoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA aprendizagem possui uma função estratégica para as organizações na medida em que seus processos determinam a capacidade de adaptação e de sobrevivência no ambiente competitivo. Nesse contexto, o processo de desenvolvimento de produtos é um processo-chave que executa a estratégia da organização. No entanto, o termo "aprendizagem" não tem sido muito bem compreendido. Ele é utilizado como sinônimo de conhecimento pessoal e, muitas vezes, é confundido como um processo de aquisição de conhecimentos. Uma das consequências da falta de uma definição mais precisa quanto à aprendizagem é a constatação de que ainda permanece obscuro o que é aprendido durante o processo de desenvolvimento de novos produtos. O objetivo principal deste trabalho é propor um modelo para avaliar a aprendizagem que ocorre no ambiente de projetos. Para isso, este trabalho adota um viés cognitivo, na medida em que a aprendizagem é um fenômeno que ocorre em nível pessoal envolvendo componentes como a percepção, a experiência, o conhecimento e o sistema de memória. Dessa forma, a partir de um constructo que sintetiza as operações cognitivas do projetista, são caracterizados três tipos de aprendizagem. Sob a luz dessa teoria, é proposto um modelo conceitual que relaciona a aprendizagem, a competência no desenvolvimento de produtos. Para avaliar o funcionamento do modelo proposto foi realizada aplicação na área de desenvolvimento de produtos de uma organização multinacional de grande porte do setor eletroeletrônico, que mostrou a validade do modelo proposto.FlorianópolisPossamai, OsmarDalla Valentina, Luiz Veriano Oliveira.Universidade Federal de Santa CatarinaFutami, André Hideto2013-03-04T20:30:41Z2013-03-04T20:30:41Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis182 p.| il., tab.application/pdf304847http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99446porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:17:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99446Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:17:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista
title Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista
spellingShingle Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista
Futami, André Hideto
Engenharia de produção
Aprendizagem
Modelos
Avaliação
Cognição
Projeto de produto
title_short Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista
title_full Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista
title_fullStr Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista
title_full_unstemmed Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista
title_sort Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista
author Futami, André Hideto
author_facet Futami, André Hideto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Possamai, Osmar
Dalla Valentina, Luiz Veriano Oliveira.
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Futami, André Hideto
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Aprendizagem
Modelos
Avaliação
Cognição
Projeto de produto
topic Engenharia de produção
Aprendizagem
Modelos
Avaliação
Cognição
Projeto de produto
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-03-04T20:30:41Z
2013-03-04T20:30:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 304847
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99446
identifier_str_mv 304847
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 p.| il., tab.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652211352240128