Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580689 |
Resumo: | Orientador : Fermino Fernandes Sisto |
id |
UNICAMP-30_e708f3bb1c94e716d836ec707975b681 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::65235 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveisCognição nas criançasAprendizagemConstrutivismo (Educação)Orientador : Fermino Fernandes SistoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a abertura de co-possíveis em crianças submetidas a um processo de intervenção por meio de conflito cognitivo. Neste sentido, procurou-se verificar se a aprendizagem cognitiva da noção de conservação de massa altera o mecanismo de equilibração interna provocando o aparecimento do co-possível dedutível. Para este propósito o estudo se desenvolveu em dois momentos. No primeiro, retornaram-se alguns aspectos teóricos fundamentais da teoria piagentiana, enfocando-se a evolução dos possíveis na criança. No segundo, procedeu-se empiricamente, trabalhando-se com vinte e oito crianças de quatro a seis anos de idade, as quais foram pré-testadas em duas provas piagentinas: conservação de massa e as posições possíveis de três dados sobre um suporte. Seis sujeitos foram designados para o grupo-controle e onze para o grupo experimental, o qual foi submetido ao processo de intervenção e o pós-teste retardado, quinze dias após o primeiro. Os resultados da pesquisa demonstram que a maioria das crianças pré-operatórias do grupo experimental adquiriu o conceito de conservação de massa e que esta aquisição influenciou a abertura do co-possível dedutívelMestradoMestre em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLouro, Julia Rodolpho de Oliveira19931993-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf90f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580689LOURO, Julia Rodolpho de Oliveira. Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis. 1993. 90f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580689. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65235porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T01:54:18Zoai::65235Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T01:54:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis |
title |
Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis |
spellingShingle |
Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis Louro, Julia Rodolpho de Oliveira Cognição nas crianças Aprendizagem Construtivismo (Educação) |
title_short |
Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis |
title_full |
Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis |
title_fullStr |
Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis |
title_sort |
Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis |
author |
Louro, Julia Rodolpho de Oliveira |
author_facet |
Louro, Julia Rodolpho de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sisto, Fermino Fernandes, 1949- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louro, Julia Rodolpho de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição nas crianças Aprendizagem Construtivismo (Educação) |
topic |
Cognição nas crianças Aprendizagem Construtivismo (Educação) |
description |
Orientador : Fermino Fernandes Sisto |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993-08-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580689 LOURO, Julia Rodolpho de Oliveira. Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis. 1993. 90f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580689. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580689 |
identifier_str_mv |
LOURO, Julia Rodolpho de Oliveira. Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possiveis. 1993. 90f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580689. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 90f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188758461874176 |