Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Olga Valéria C. A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade,Paulo Estêvão, Capellini,Simone Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200358
Resumo: Investigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficitsespecíficos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto.
id UFRGS-5_09c6162fc20d3008249658f19c8db9eb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722014000200358
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e EscritaAvaliaçãoaprendizagemcogniçãoleituraescritaInvestigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficitsespecíficos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200358Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427217info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Olga Valéria C. A.Andrade,Paulo EstêvãoCapellini,Simone Aparecidapor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000200358Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
title Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
spellingShingle Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
Andrade,Olga Valéria C. A.
Avaliação
aprendizagem
cognição
leitura
escrita
title_short Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
title_full Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
title_fullStr Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
title_full_unstemmed Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
title_sort Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
author Andrade,Olga Valéria C. A.
author_facet Andrade,Olga Valéria C. A.
Andrade,Paulo Estêvão
Capellini,Simone Aparecida
author_role author
author2 Andrade,Paulo Estêvão
Capellini,Simone Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade,Olga Valéria C. A.
Andrade,Paulo Estêvão
Capellini,Simone Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
aprendizagem
cognição
leitura
escrita
topic Avaliação
aprendizagem
cognição
leitura
escrita
description Investigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficitsespecíficos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200358
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201427217
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865686167552