Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200358 |
Resumo: | Investigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficitsespecíficos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto. |
id |
UFRGS-5_09c6162fc20d3008249658f19c8db9eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722014000200358 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e EscritaAvaliaçãoaprendizagemcogniçãoleituraescritaInvestigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficitsespecíficos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200358Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427217info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Olga Valéria C. A.Andrade,Paulo EstêvãoCapellini,Simone Aparecidapor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000200358Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
title |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
spellingShingle |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita Andrade,Olga Valéria C. A. Avaliação aprendizagem cognição leitura escrita |
title_short |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
title_full |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
title_fullStr |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
title_full_unstemmed |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
title_sort |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
author |
Andrade,Olga Valéria C. A. |
author_facet |
Andrade,Olga Valéria C. A. Andrade,Paulo Estêvão Capellini,Simone Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Andrade,Paulo Estêvão Capellini,Simone Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade,Olga Valéria C. A. Andrade,Paulo Estêvão Capellini,Simone Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação aprendizagem cognição leitura escrita |
topic |
Avaliação aprendizagem cognição leitura escrita |
description |
Investigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficitsespecíficos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200358 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-7153.201427217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865686167552 |