O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130070 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_ed852700c33d3662b522b1198e7f291e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130070 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra)Administração de MarketingEmbalagemConsumo ConscienteTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O tempo passa cada vez mais rápido, com isto ocorrem mudanças e quanto mais mudanças, mais coisas novas, diferentes, interessantes. Com isso, maior o consumo desenfreado. O consumidor de hoje precisa ter consciência de que todas as suas decisões de consumo influenciam o ambiente em que vive. Se não, o mundo em que vive se tornará inabitável. Essa consciência deve partir do conhecimento dos resultados provocados por cada ação que comete. Parece simples, mas ir às compras, escolher uma roupa, uma geladeira ou um CD pode implicar em conseqüências enormes se a pessoa não tiver um mínimo de conhecimento. Assim, este trabalho analisa o comportamento do consumidor em relação às embalagens de transporte, mais especificamente ao conhecimento e consciência dos impactos provocados pelo descarte da embalagem no meio ambiente. Através dos dados primários e secundários, objetivou-se conceituar marketing, produto e embalagem; contextualizar a importância do custo ambiental da embalagem de um produto no desenvolvimento sustentável e conceituar consumidor consciente para, finalmente, traçar o perfil do consumidor freqüentador do Shopping Beiramar e sua consciência em relação às embalagens. A pesquisa foi de caráter quantitativo, e quanto aos fins exploratória e descritiva e aos meios uma pesquisa bibliográfica. Foi efetuada análise de dados secundários, e pesquisa de campo para coleta de dados primários, através de questionário auto-preenchivel, estruturado, não disfarçado com perguntas objetivas e diretas, aplicado sobre uma amostra da população pesquisada. 0 ambiente de pesquisa foi o campo e o questionário foi aplicado aleatoriamente aos consumidores no Shopping Beiramar, moradores da cidade de Florianópolis. Os resultados do trabalho mostram que o consumidor mesmo não sendo considerado consciente, e sim iniciante, se preocupa com seus atos e a influência destes na maneira de agir e decidir das empresas. O consumidor mostrou-se cuidadoso em relação às suas escolhas, sabendo de sua influência na responsabilidade empresarial. Apesar de conhecerem as funções da embalagem de transporte e suas utilidades, não possuem conhecimentos profundos sobre o lixo que elas criam nem sua influência na poluição ambiental. Mesmo assim, procuram ensinar quem está a sua volta a não desperdiçar, agindo de forma responsável e consciente, criticando empresas que prejudiquem o meio ambiente e participando de ações responsáveis.Florianópolis, SCSilva, Edinice MeiUniversidade Federal de Santa Catarina.Ferraz, Larissa Bulcão2015-02-23T16:34:49Z2015-02-23T16:34:49Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130070porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-23T16:34:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130070Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-23T16:34:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra) |
title |
O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra) |
spellingShingle |
O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra) Ferraz, Larissa Bulcão Administração de Marketing Embalagem Consumo Consciente |
title_short |
O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra) |
title_full |
O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra) |
title_fullStr |
O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra) |
title_full_unstemmed |
O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra) |
title_sort |
O comportamento do consumidor frente ao uso de embalagens de transporte (sacolas de compra) |
author |
Ferraz, Larissa Bulcão |
author_facet |
Ferraz, Larissa Bulcão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Edinice Mei Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Larissa Bulcão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de Marketing Embalagem Consumo Consciente |
topic |
Administração de Marketing Embalagem Consumo Consciente |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2015-02-23T16:34:49Z 2015-02-23T16:34:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130070 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
85 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652055975297024 |