A produção de conhecimento sobre sustentabilidade e o incentivo ao comportamento pró-ambiental: um estudo em blogs sobre lixo zero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lumini, Milena
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215760
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
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spelling A produção de conhecimento sobre sustentabilidade e o incentivo ao comportamento pró-ambiental: um estudo em blogs sobre lixo zeroEngenharia e gestão do conhecimentoSustentabilidadeBlogsLixoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa investiga como ocorre a produção de conhecimento sobre sustentabilidade em blogs e o seu incentivo ao comportamento pró-ambiental. O estudo se insere no contexto da necessidade de mudanças comportamentais dos indivíduos e da sociedade para se atingir um futuro sustentável. Mudança de comportamento requer novos conhecimentos, valores, atitudes e normas que podem ser conquistados a partir de novas informações. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar se blogs com a temática Lixo Zero apresentam informações capazes de produzir o conhecimento necessário para a adoção de comportamentos pró-ambientais. A gestão dos resíduos é um dos principais desafios à sustentabilidade e o conceito de Lixo Zero é colocado como uma forma de resolver este problema. A pesquisa utiliza o método da análise de conteúdo, com a técnica da análise categorial temática. O objeto de pesquisa é o conjunto de 32 postagens de quatro blogs. A análise é baseada na literatura sobre os domínios do conhecimento, que afirma haver maior probabilidade de influenciar um comportamento pró-ambiental quando quatro tipos de conhecimento (declarativo, processual, de efetividade e social) são abordados de maneira conjunta e convergente, com ênfase para os conhecimentos de efetividade e social. Os resultados encontrados demonstram que embora os blogs apresentem todos os domínios do conhecimento, eles não aparecem maneira convergente. Em todos os blogs, pelo menos um dos posts deixou de apresentar um dos domínios. Além disso, identificou-se uma predominância do domínio do conhecimento processual, referente às informações sobre processos e como agir, em todos os blogs, com destaque para a ação individual. Embora isso seja considerado um avanço da comunicação sobre sustentabilidade, os conhecimentos mais relevantes para influenciar o comportamento (de efetividade e o social) foram os menos abordados. Assim, conclui-se que há espaço para aprimorar a comunicação sobre sustentabilidade a partir da exploração do conhecimento de efetividade e social. Entende-se que esses domínios são mais difíceis de se comunicar, seja por serem menos óbvios para o cidadão comum ou por envolverem noções que não são facilmente explicitadas. Ressalta-se, ainda, a necessidade de incentivar comportamentos que tragam mudanças sistêmicas, como a exigência de regulamentações em favor da sustentabilidade.<br>Abstract : This research investigates how the production of sustainability knowledge occurs in blogs and their encouragement to proenvironmental behavior. The study lies within a context where behavior change from individuals and from society are needed to achieve a sustainable future. Behavior change requires new knowledge, values, attitudes and norms that can be acquired through new information. In this sense, this research aims to analyze whether blogs about Zero Waste show information able to produce knowledge that is necessary to encourage pro-environmental behavior. Waste management is one of the main challenges to sustainability and Zero Waste concept is put as a way to solve this issue. The research utilizes the content analysis methods with the categorial thematic analysis technique. The research object is a group of 32 blog posts from four thematic blogs. The analysis is based on literature about the domains of knowledge, which states that there is a higher probability of influencing pro-environmental behavior when the four types of knowledge (declarative, procedural, effectiveness and social) are addressed together and convergingly, with emphasis to effectiveness and social knowledge. Found results demonstrate that although the blogs show all domains of knowledge, they do not appear convergingly. In all blogs, at least one of the posts did not present one domain of knowledge. Also, we identified a predominance of procedural knowledge, which regards information on process and how to act, in all blogs, with emphasis to individual action. Although this is considered an advance in communication about sustainability, knowledge that is most relevant to influence behavior (effectiveness and social) were less addressed. Hence, we conclude that there is still space to improve sustainability communication by exploring effectiveness and social knowledge. We understand that these two types of knowledge are more difficult to communicate, be it because they are less obvious to the common person or because they involve social notions that are not easily made explicit. Also, we stress the need to encourage behavior that bring systemic change, such as demanding regulations that favor sustainability.Baldessar, Maria JoséUlbricht, Vânia RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaLumini, Milena2020-10-21T21:20:14Z2020-10-21T21:20:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis227 p.| il., gráfs.application/pdf363636https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215760porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:20:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215760Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:20:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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