Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235887 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2022. |
id |
UFSC_ee33ce9a632f760a151fc14528957a01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235887 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciaisHistóriaEducação integralEnsino fundamentalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2022.O propósito dessa pesquisa é oportunizar o ensino da história de uma localidade, no caso, o município de Biguaçu, em Santa Catarina, na perspectiva da formação humana integral. Ao desenvolvê-la com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental, assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, fundamentada em um conceito do Programa Mais Educação, os saberes comunitários. Fundamentamos este trabalho também nos princípios educativos da Proposta Curricular de Santa Catarina e do Currículo Base do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Em seu desenvolvimento, identificamos, inicialmente, por meio de uma enquete com as famílias das crianças, um dos saberes, o saber habitação, como o mais relevante para a comunidade escolar e buscamos por fontes históricas que nos trouxessem indícios sobre esse saber, por meio da coleta de depoimentos de antigos moradores, de fotografias e textos escritos. Com base nesse acervo de fontes e em sua análise, elaborou-se uma proposta teórico-metodológica direcionada aos anos iniciais. As atividades propostas buscam explorar aspectos relacionados à vida cotidiana no presente e nos tempos da infância dos depoentes, ao modo de construir e de viver das pessoas que moraram na Casa dos Açores, casa que restou, no município, dos tempos do Brasil Colônia. São atividades abertas e de fácil adaptação em diferentes escolas e lugares. Sugerimos o portfólio como forma de organizar as atividades e também como um modo de acompanhar o processo de ensino aprendizagem.Abstract: The purpose of this research is to enable the teaching of history of a locality, in this case, the municipality of Biguaçu in Santa Catarina from the perspective of integral human development. By developing it with children of the third year of Elementary School, we have undertaken a qualitative approach research based on a concept of community knowledge from Mais Educação Program. We also based this work on the educational principles of the Santa Catarina Curriculum Proposal and the Core Curriculum of Elementary Education of the Santa Catarina Territory. In its development, we initially identified by means of a survey with the children's families a piece of knowledge - the housing knowledge - as the most relevant for the school community and we have searched for historical sources that brought us evidence about this knowledge, by means of the collection of testimonials from older residents, photographs and written texts. Based on this source collection and on its analysis, a theoretical-methodological proposal aiming the early school years was elaborated. The proposed activities seek to explore aspects related to everyday life from today and childhood days of the interviewees, the way of building and living of the people who lived in Casa dos Açores, a house that remained in the municipality from the times of Colonial Brazil. They are open activities and easy to adapt to different schools and places. We suggest the portfolio as a way of organizing activities and as a way of monitoring the teaching-learning process too.Bittencourt, JaneUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Sayonara da Luz da2022-06-28T23:17:00Z2022-06-28T23:17:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 p.| il., gráfs.application/pdf376798https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235887porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-28T23:17:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235887Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-28T23:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais |
title |
Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais |
spellingShingle |
Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais Silva, Sayonara da Luz da História Educação integral Ensino fundamental |
title_short |
Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais |
title_full |
Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais |
title_fullStr |
Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais |
title_sort |
Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais |
author |
Silva, Sayonara da Luz da |
author_facet |
Silva, Sayonara da Luz da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bittencourt, Jane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sayonara da Luz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Educação integral Ensino fundamental |
topic |
História Educação integral Ensino fundamental |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2022. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-28T23:17:00Z 2022-06-28T23:17:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
376798 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235887 |
identifier_str_mv |
376798 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
122 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652369486938112 |