Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sayonara da Luz da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235887
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2022.
id UFSC_ee33ce9a632f760a151fc14528957a01
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235887
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciaisHistóriaEducação integralEnsino fundamentalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2022.O propósito dessa pesquisa é oportunizar o ensino da história de uma localidade, no caso, o município de Biguaçu, em Santa Catarina, na perspectiva da formação humana integral. Ao desenvolvê-la com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental, assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, fundamentada em um conceito do Programa Mais Educação, os saberes comunitários. Fundamentamos este trabalho também nos princípios educativos da Proposta Curricular de Santa Catarina e do Currículo Base do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Em seu desenvolvimento, identificamos, inicialmente, por meio de uma enquete com as famílias das crianças, um dos saberes, o saber habitação, como o mais relevante para a comunidade escolar e buscamos por fontes históricas que nos trouxessem indícios sobre esse saber, por meio da coleta de depoimentos de antigos moradores, de fotografias e textos escritos. Com base nesse acervo de fontes e em sua análise, elaborou-se uma proposta teórico-metodológica direcionada aos anos iniciais. As atividades propostas buscam explorar aspectos relacionados à vida cotidiana no presente e nos tempos da infância dos depoentes, ao modo de construir e de viver das pessoas que moraram na Casa dos Açores, casa que restou, no município, dos tempos do Brasil Colônia. São atividades abertas e de fácil adaptação em diferentes escolas e lugares. Sugerimos o portfólio como forma de organizar as atividades e também como um modo de acompanhar o processo de ensino aprendizagem.Abstract: The purpose of this research is to enable the teaching of history of a locality, in this case, the municipality of Biguaçu in Santa Catarina from the perspective of integral human development. By developing it with children of the third year of Elementary School, we have undertaken a qualitative approach research based on a concept of community knowledge from Mais Educação Program. We also based this work on the educational principles of the Santa Catarina Curriculum Proposal and the Core Curriculum of Elementary Education of the Santa Catarina Territory. In its development, we initially identified by means of a survey with the children's families a piece of knowledge - the housing knowledge - as the most relevant for the school community and we have searched for historical sources that brought us evidence about this knowledge, by means of the collection of testimonials from older residents, photographs and written texts. Based on this source collection and on its analysis, a theoretical-methodological proposal aiming the early school years was elaborated. The proposed activities seek to explore aspects related to everyday life from today and childhood days of the interviewees, the way of building and living of the people who lived in Casa dos Açores, a house that remained in the municipality from the times of Colonial Brazil. They are open activities and easy to adapt to different schools and places. We suggest the portfolio as a way of organizing activities and as a way of monitoring the teaching-learning process too.Bittencourt, JaneUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Sayonara da Luz da2022-06-28T23:17:00Z2022-06-28T23:17:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 p.| il., gráfs.application/pdf376798https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235887porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-28T23:17:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235887Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-28T23:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais
title Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais
spellingShingle Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais
Silva, Sayonara da Luz da
História
Educação integral
Ensino fundamental
title_short Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais
title_full Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais
title_fullStr Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais
title_full_unstemmed Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais
title_sort Saberes comunitários, história local e formação integral nos anos iniciais
author Silva, Sayonara da Luz da
author_facet Silva, Sayonara da Luz da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bittencourt, Jane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sayonara da Luz da
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação integral
Ensino fundamental
topic História
Educação integral
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28T23:17:00Z
2022-06-28T23:17:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 376798
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235887
identifier_str_mv 376798
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652369486938112