Currículo no contexto da Educação Infantil: entendendo o debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Kênia Kristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196308
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling Currículo no contexto da Educação Infantil: entendendo o debateEducação infantilcurrículoprojeto formativoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A temática que escolhi para aprofundar meus estudos no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) está vinculada ao campo do currículo, abordando mais especificamente as discussões que envolvem o currículo na Educação Infantil. O estudo tem como objetivo geral analisar as discussões sobre o currículo para e na Educação Infantil presentes nas produções teóricas socializadas nas reuniões anuais da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2000 à 2013. Selecionei, como recorte intencional, as produções do Grupo de Trabalho (GT) 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos, visando compreender como a questão vem sendo abordada nos estudos atuais da área. No desdobramento do objetivo geral, os objetivos específicos abarcaram: compreender as discussões acerca do currículo para a Educação Infantil; identificar a produção teórica sobre o currículo na educação infantil a partir das publicações do GT 07 da ANPEd; analisar as discussões presentes nos textos amostrados; reconhecer a(as) concepção(ões) de currículo predominantes na produção analisada. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com base em estudo bibliográfico e documental. A análise e o tratamento das informações foram pautados na técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que apesar de pouco debatido na área da Educação Infantil, a questão do currículo se expressa nas produções por meio da preocupação com as especificidades dessa etapa da Educação Básica. Firmando um posicionamento político na defesa dessas singularidades, alguns estudiosos da área argumentam a favor do uso de outras denominações, como proposta pedagógica, projeto pedagógico, proposta curricular, entre outras. Os estudos apontaram que a concepção predominante na produção analisada vai além do termo utilizado. Indicam a compreensão de currículo como sendo um processo formativo mais amplo, um eixo de princípios e organização da ação educativa que expressa intencionalidades declaradas e também silenciadas, ou seja, um projeto educativo.The thematic that I chose to deepen my studies on my final paper is linked to the curriculum theme, more specifically the discussion that involves the curriculum on the Childhood Education The main objective of the study is to analyze the discussions about the curriculum for the childhood education that are found on the theorical productions presented on the annuals meetings of the ―Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)‖ between the period of 2000 to 2013. I selected, as intentional frame, the productions of ―Grupo de Trabalho (GT) 07 – Educação de crianças de 0 a 6 anos‖, in order to understand how the matter is being presented on the current studies. The specific objectives of the study are: to understand the discussions about the curriculum for the Childhood; to identify the theorical production about the curriculum on the Childhood using the database of the GT 07 (ANPEd); to analyze the presented discussions on the sample texts; to recognize the predominant conception of curriculum on the analyzed articles. This qualitative research was developed based on a bibliographical and documentary study. The review was based on a content analysis. The results shows that despite the lack of debate about the subject, the matter – curriculum – is presented on the articles by the preoccupation with the specificities about this stage of Childhood. Signing a political position on the defense of this singularities, some scholars argue for the use of others designations such as: Pedagogical Proposal, Pedagogical Project, Curriculum Proposal, inter alia. The articles had pointed that the predominant conception exceed the used term, they indicate the understanding of curriculum as a broader formation process, a organization and principle axis of the educative action that reveals declared and also silenced intentionalities, therefore, a educational Project.Florianópolis, SCDurli, ZenildeUniversidade Federal de Santa CatarinaFurtado, Kênia Kristina2019-05-29T13:29:52Z2019-05-29T13:29:52Z2014-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196308porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T13:29:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196308Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T13:29:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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