Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94004 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_eeb82b82c9d5e7408567afe7a0cdf69c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94004 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativaEducaçãoHistoriasNarrativa (Retórica)LinguagemCriançasImaginaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010A questão fundamental desta pesquisa teve como foco a produção narrativa das crianças. Seu objetivo foi o de conhecer para compreender os processos de produção narrativa de um grupo de crianças no espaço escolar. Como objetivo paralelo, pensar sobre como estimular as crianças a contar histórias em tal ambiente. Em vista disso, procurou-se fazer um levantamento do repertório narrativo das crianças envolvidas na pesquisa, a fim de valorizá-lo, situá-lo e analisá-lo a partir de seus contextos social, histórico e cultural. Tratou-se, enfim, de tentar acessar o mundo da vida dessas crianças por meio da linguagem e, em particular, dos enunciados oralizados por elas. A pesquisa se deu numa perspectiva sócio-histórica, que serviu de suporte teórico-metodológico para observar e conhecer o campo de pesquisa, isto é, o meio social e cultural em que as crianças que faziam parte do trabalho se inserem. Além disso, essa perspectiva considera as condições e contradições que tais ambientes permitem à ampliação das experiências das crianças e à constituição de suas identidades culturais. A pesquisa envolveu, principalmente, rodas de narração de histórias com crianças entre cinco e seis anos de idade, que estudavam no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, para que as crianças produzissem suas narrativas. A pesquisa teve como aporte conceitual, que serviu de fundamento para as discussões acerca das produções orais das crianças, a teoria da linguagem proposta por Bakhtin, perspectiva na qual a palavra é concebida como elemento inscrito e constituído na dimensão social. Neste contexto, foi possível compreender que a criança, ao narrar as suas histórias, potencializa o desenvolvimento de sua imaginação e linguagem. Além disso, permite para a criança o exercício da sua criatividade, amplia suas experiências e suas formas de perceber e sentir as coisas do mundo, além de possibilitar-lhe explorar subjetivamente suas próprias experiências de vida.Girardello, Gilka Elvira PonziUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Karin Cozer de2012-10-25T05:29:46Z2012-10-25T05:29:46Z2012-10-25T05:29:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 p.| il.application/pdf280694http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94004porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T22:56:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94004Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T22:56:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa |
title |
Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa |
spellingShingle |
Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa Campos, Karin Cozer de Educação Historias Narrativa (Retórica) Linguagem Crianças Imaginação |
title_short |
Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa |
title_full |
Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa |
title_fullStr |
Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa |
title_full_unstemmed |
Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa |
title_sort |
Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa |
author |
Campos, Karin Cozer de |
author_facet |
Campos, Karin Cozer de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Karin Cozer de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Historias Narrativa (Retórica) Linguagem Crianças Imaginação |
topic |
Educação Historias Narrativa (Retórica) Linguagem Crianças Imaginação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T05:29:46Z 2012-10-25T05:29:46Z 2012-10-25T05:29:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
280694 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94004 |
identifier_str_mv |
280694 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
173 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041358580940800 |