O recado do conto : a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamin, Edlaine de Cassia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604228
Resumo: Orientador: Elisa Angotti Kossovitch
id UNICAMP-30_cbbf21cda7232fb377112c0252d4af26
oai_identifier_str oai::393590
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O recado do conto : a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por criançasInfânciaHistoriasImaginaçãoCrianças - LinguagemOrientador: Elisa Angotti KossovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Ao contar histórias fantásticas, as crianças não estão apenas realizando um exercício de imaginação. Elas falam sobre suas alegrias e inquietações, contam segredos, relatam experiências dolorosas e tentam se comunicar com os adultos, de modo que a linguagem se transforma em uma ferramenta para a subversão da realidade. Tal processo criativo é marcado pela mistura antropofágica de elementos oriundos de suas vivências, dos contos populares, programas televisivos, narrativas religiosas, dentre outras fontes. Amparados em gravações, refletimos sobre as múltiplas mensagens contidas em narrativas elaboradas por crianças de idades variadas, que vivem na periferia de uma cidade do interior paulista. A divulgação das histórias cria a possibilidade de transformação da realidade desses e de tantos outros narradores que não são ouvidosAbstract: While telling fantastic stories, the children are not only fulfilling an imagination exercise. They talk about their joy and concern, they tell secrets, relate painful experiences and try to communicate with the adults, so the language becomes a way to subversion the reality. This creative process is an anthropophagic mixture of elements from their lives, popular stories, TV programs, religious narrative, and other things. Supported by recordings, we reflected about the messages that are inside the stories told by children who live in a periphery area of a small town in São Paulo state. Publishing the stories we hope to contribute for the transformation of the reality from these and others narrators that are not listened.MestradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaMestre em Educação[s.n.]Kossovitch, Elisa Angotti, 1942-Faria, Ana Lúcia Goulart deRibeiro, Maria Augusta Hermengarda WurthmannDias, RomualdoZimmermann, Elisabeth BauchAlmeida, Milton José deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBergamin, Edlaine de Cassia20072007-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1604228BERGAMIN, Edlaine de Cassia. O recado do conto: a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604228. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393590porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-03T10:02:48Zoai::393590Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-04-03T10:02:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O recado do conto : a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças
title O recado do conto : a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças
spellingShingle O recado do conto : a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças
Bergamin, Edlaine de Cassia
Infância
Historias
Imaginação
Crianças - Linguagem
title_short O recado do conto : a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças
title_full O recado do conto : a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças
title_fullStr O recado do conto : a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças
title_full_unstemmed O recado do conto : a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças
title_sort O recado do conto : a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças
author Bergamin, Edlaine de Cassia
author_facet Bergamin, Edlaine de Cassia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kossovitch, Elisa Angotti, 1942-
Faria, Ana Lúcia Goulart de
Ribeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann
Dias, Romualdo
Zimmermann, Elisabeth Bauch
Almeida, Milton José de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamin, Edlaine de Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Historias
Imaginação
Crianças - Linguagem
topic Infância
Historias
Imaginação
Crianças - Linguagem
description Orientador: Elisa Angotti Kossovitch
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604228
BERGAMIN, Edlaine de Cassia. O recado do conto: a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604228. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604228
identifier_str_mv BERGAMIN, Edlaine de Cassia. O recado do conto: a multiplicidade de sentidos em histórias contadas por crianças. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604228. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393590
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188958841602048