Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Karin Cozer de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94004
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
id UFSC_eeb82b82c9d5e7408567afe7a0cdf69c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94004
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativaEducaçãoHistoriasNarrativa (Retórica)LinguagemCriançasImaginaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010A questão fundamental desta pesquisa teve como foco a produção narrativa das crianças. Seu objetivo foi o de conhecer para compreender os processos de produção narrativa de um grupo de crianças no espaço escolar. Como objetivo paralelo, pensar sobre como estimular as crianças a contar histórias em tal ambiente. Em vista disso, procurou-se fazer um levantamento do repertório narrativo das crianças envolvidas na pesquisa, a fim de valorizá-lo, situá-lo e analisá-lo a partir de seus contextos social, histórico e cultural. Tratou-se, enfim, de tentar acessar o mundo da vida dessas crianças por meio da linguagem e, em particular, dos enunciados oralizados por elas. A pesquisa se deu numa perspectiva sócio-histórica, que serviu de suporte teórico-metodológico para observar e conhecer o campo de pesquisa, isto é, o meio social e cultural em que as crianças que faziam parte do trabalho se inserem. Além disso, essa perspectiva considera as condições e contradições que tais ambientes permitem à ampliação das experiências das crianças e à constituição de suas identidades culturais. A pesquisa envolveu, principalmente, rodas de narração de histórias com crianças entre cinco e seis anos de idade, que estudavam no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, para que as crianças produzissem suas narrativas. A pesquisa teve como aporte conceitual, que serviu de fundamento para as discussões acerca das produções orais das crianças, a teoria da linguagem proposta por Bakhtin, perspectiva na qual a palavra é concebida como elemento inscrito e constituído na dimensão social. Neste contexto, foi possível compreender que a criança, ao narrar as suas histórias, potencializa o desenvolvimento de sua imaginação e linguagem. Além disso, permite para a criança o exercício da sua criatividade, amplia suas experiências e suas formas de perceber e sentir as coisas do mundo, além de possibilitar-lhe explorar subjetivamente suas próprias experiências de vida.Girardello, Gilka Elvira PonziUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Karin Cozer de2012-10-25T05:29:46Z2012-10-25T05:29:46Z2012-10-25T05:29:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 p.| il.application/pdf280694http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94004porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T22:56:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94004Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T22:56:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa
title Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa
spellingShingle Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa
Campos, Karin Cozer de
Educação
Historias
Narrativa (Retórica)
Linguagem
Crianças
Imaginação
title_short Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa
title_full Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa
title_fullStr Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa
title_full_unstemmed Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa
title_sort Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa
author Campos, Karin Cozer de
author_facet Campos, Karin Cozer de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Karin Cozer de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Historias
Narrativa (Retórica)
Linguagem
Crianças
Imaginação
topic Educação
Historias
Narrativa (Retórica)
Linguagem
Crianças
Imaginação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T05:29:46Z
2012-10-25T05:29:46Z
2012-10-25T05:29:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 280694
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94004
identifier_str_mv 280694
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651945682927616