Controle Atuado de Interseções Isoladas com Princípios da Técnica LHOVRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197602 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação. |
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Controle Atuado de Interseções Isoladas com Princípios da Técnica LHOVRAControle Semafórico. LHOVRA. Controle Atuado.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.Em cidades de pequeno porte (até 100 mil habitantes), ou em bairros periféricos de cidades maiores, é comum encontrar-se interseções isoladas com fluxo de tráfego alto o suficiente para serem controladas por semáforos. Por estarem distantes de outras interseções, as chegadas de veículos tendem a ser independentes; isto é, não ocorre a chegada de grupos de veículos (ou “pelotões”) que teriam sido liberados por outra interseção a montante. O ajuste dos tempos de semáforos, nestes casos, pode ser dificultado pela variabilidade das chegadas. Tanto que é comum observar o desligamento dos semáforos em interseções isoladas após um certo período de operação. Além do desperdício de recursos, a desativação implica perda de desempenho operacional nos períodos de maior movimento, nos quais o semáforo aumentaria a capacidade da interseção. Para contornar o problema, este trabalho visa a obtenção de técnica de controle automático realimentado com prioridade para transporte público coletivo para interseções isoladas. Usa-se como referência a técnica LHOVRA, que reúne várias funcionalidades para controle desse tipo de interseção, adaptando-a para os casos de interesse. Comparações são realizadas com o ajuste do controle a tempos fixos (malha aberta) e com técnica simples de extensão de verde. Os resultados obtidos em simulador microscópico de tráfego urbano mostram o desempenho superior da técnica desenvolvida.In small cities (up to 100,000 inhabitants), or in peripheral neighborhoods of larger cities, it is common to find isolated intersections with traffic flows high enough to justify the installation of traffic lights. Being distant from other intersections, vehicle arrivals tend to be independent; that is, there is no arrival of groups of vehicles (or "platoons") that would have been released by another upstream intersection. The adjustment of semaphore times, in these cases, can be made difficult by the variability of the arrivals. So much that it is common to observe the deactivation of traffic lights at isolated intersections after a certain period of operation. In addition to the waste of resources, the deactivation implies loss of operational performance during periods of high traffic, in which the traffic light would increase intersection capacity. To overcome this problem, this work aims to obtain an automatic feedback technique with priority for collective public transport for isolated intersections. The LHOVRA technique, which combines several functionalities to control this kind of intersection, is used as a reference and adapted to the cases of interest. Comparisons are made with the adjustment of the control to fixed times (open loop control) and with a simple technique of extension of green. Results obtained in an urban traffic microscopic simulator show the superior performance of the developed technique.Florianópolis, SC.Junior, Werner KrausUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbetta, Eduardo Delagnelo2019-07-15T17:58:44Z2019-07-15T17:58:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197602info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-15T17:58:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197602Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-15T17:58:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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