aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sella, Vinicius Luis
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130126
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_f07f853e42e2d4907af4401fcbab8f43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130126
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa CatarinaLiderançaMotivaçãoBrasil TELECOMTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente trabalho teve como objetivo primordial identificar como as características de liderança existentes no grupo de comando da Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina, influenciam no processo motivacional de seus funcionários no intuito de melhorar os seus desempenhos. Para realização deste estudo, inicialmente foi efetuado um levantamento bibliográfico referente aos temas liderança e motivação, caracterizados pelas diversas teorias elaboradas sobre os assuntos e, a seguir, foram analisados os dados relativos à pesquisa de campo desenvolvida nas lojas próprias, objetos do estudo. No desenvolvimento prático do trabalho, buscou-se a conhecer o estilo de liderança que a empresa deseja, identificar o estilo de liderança existente nas lojas, analisar o impacto do estilo de liderança na motivação dos funcionários e propor ações corretivas. Após a análise dos dados constatou-se que, não obstante a toda evolução verificada nas teorias que tentam explicar o fenômeno, a liderança continua a ser entendida como um processo individual, onde as características pessoais do líder e seu comportamento em relação as tarefas e às pessoas se sobressaem. O resultado da análise evidenciou que em geral, as lideranças agem voltadas para as tarefas e não para as pessoas. A ênfase encontrada é que em muitos casos a liderança nas lojas é formal, ou seja, o reconhecimento de que lideres são lideres em virtude da posição que ocupam. Quanto à forma como os liderados vêem seus superiores destacaram-se características positivas como comprometimento, determinação, conhecimento, confiabilidade, pró-atividade, ética e responsabilidade. No entanto, os funcionários destacaram também preocupantes características negativas como arrogância, distanciamento da equipe, falta de pulso e não escutar a opinião dos funcionários. Características que não condizem com as requisitadas pela empresa. Ao verificar se o estilo de liderança encontrado nas lojas influencia o processo motivacional dos funcionários encontrou-se uma determinante distorção. Na visão dos lideres o principal fator de motivação dos funcionários é aquisição de experiência, seguida pelo dinheiro e posteriormente pela realização pessoal e pelo pertencimento ao grupo. Porém segundo os funcionários, o principal motivo que faz os mesmos trabalharem na empresa é o dinheiro, seguido proximamente pela experiência, realização pessoal e troca de conhecimento. Esta distorção de visões é grave, pois os lideres, no intuito de motivar e estimular seus funcionários, o fazem, achando que a principal motivação é a aquisição de experiência, quando na verdade é o dinheiro. Fica evidente a necessidade de uma mudança de postura tanto dos lideres quanto dos liderados, para que a organização possa atingir os objetivos almejados. Os atuais ocupantes de cargos de chefia precisam promover alterações significativas em suas atitudes, estimulando e reconhecendo seus funcionários para que o desempenho seja melhorado continuamente.Florianópolis, SCDalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa Catarina.Sella, Vinicius Luis2015-02-24T16:23:25Z2015-02-24T16:23:25Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis126 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130126porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-24T16:23:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130126Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-24T16:23:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina
title aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina
spellingShingle aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina
Sella, Vinicius Luis
Liderança
Motivação
Brasil TELECOM
title_short aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina
title_full aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina
title_fullStr aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina
title_full_unstemmed aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina
title_sort aracterísticasde liderança que influenciam no processo motivacional: estudo de caso Brasil Telecom GSM — Filial Santa Catarina
author Sella, Vinicius Luis
author_facet Sella, Vinicius Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Sella, Vinicius Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Motivação
Brasil TELECOM
topic Liderança
Motivação
Brasil TELECOM
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2015-02-24T16:23:25Z
2015-02-24T16:23:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130126
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652139165122560