Saberes docentes: mobilização e articulação na formação inicial dos professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biscaino, Aline Portella
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221322
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.
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spelling Saberes docentes: mobilização e articulação na formação inicial dos professores de físicaEducação científica e tecnológicaProfessores de físicaPrática de ensinoTransdisciplinaridadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar (quais são e) como são mobilizados os Saberes Docentes (SD) na formação inicial dos professores de Física. A fim de identificar os SD necessários ao professor de Física, segundo as normativas legais que orientam os cursos de Licenciatura da área foi realizada uma análise documental das Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física (BRASIL, 2001) e das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada (BRASIL, 2015). De certa forma, os dois documentos são antagônicos. Enquanto o primeiro direciona para um currículo com aproximadamente 50% da carga horária comum entre a Licenciatura e o Bacharelado, as diretrizes para formação docente orientam para a criação de um curso de Licenciatura com uma identidade própria em toda sua extensão. Também, as DCNs para formação de professores salientam a necessidade de inserir conteúdos que dão ao professor de Física um repertório maior de saberes como gestão escolar, direitos humanos, a diversidade cultural, religiosa, sexual e étnico-racial. Posteriormente, foi desenvolvida a análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) nos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Paraná ? campus Curitiba ? e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Baseando-se nas categorias de SD de Gauthier et al. (2013), buscou-se denotar e analisar como os cursos pesquisados organizam os SD nos seus currículos formativos. Embora ambos os cursos apresentem uma FD estruturada essencialmente sobre Saberes Disciplinares e Saberes das Ciências da Educação, o curso da UEL ainda ultrapassa a recomendação das Diretrizes Curriculares para os cursos de Física dedicando cerca de 60% da carga horária total ao Saber Disciplinar. Os professores formadores que atuam nos dois cursos mencionados foram convidados a participar dessa pesquisa por meio de um questionário com questões de múltipla escolha, escala Likert e questões abertas. Além da Análise de Conteúdo para as questões abertas, foi utilizada uma categorização a priori para caracterizar os professores formadores dando origem a três grupos que responderam ao questionário: GFís, GEFís e GEduc. As questões de múltipla escolha e escala Likert foram analisadas quanto à frequência das respostas. Como resultado, os SD são mobilizados, sobretudo, de acordo com o que é previsto na ementa do componente curricular pela maioria dos professores formadores associados ao GFís. Essa mobilização se dá pela utilização de até duas metodologias de ensino que, geralmente, são ?aulas expositivas? e ?aulas dialogadas?. Há também neste grupo de professores, atitudes isoladas que buscam articular os SD por meio de outras metodologias de ensino mobilizando Saberes Disciplinares e Curriculares ou Saberes Curriculares e Disciplinares, Experienciais e da Ação Pedagógica. Por outro lado, são nas repostas dos professores formadores associados ao GEFís e ao GEduc que se evidenciam indícios de mobilização e articulação dos SD por intermédio de um rol maior de diferentes metodologias de ensino. Esses professores são responsáveis, juntamente com os estudantes, por fazerem a articulação dos SD de acordo com a fala de outros professores. Ao considerar que essas iniciativas individuais ainda são suficientes para a complexidade que se apresenta na profissão docente, coloca-se como alternativa pensar os saberes como um tecido o qual não se pode separar e para o qual a melhor forma de operá-lo é por meio da Transdisciplinaridade.Abstract: This study aimed to show (what are and) how the Teaching Knowledge (SD) is mobilized in the initial training of Physics teachers. In order to identify the SD required for the Physics teacher, according to the legal regulations that guide the Licentiate courses in the area, a documentary analysis of the Curricular Guidelines for the Bachelor and Physics Degree courses (BRASIL, 2001) and the Curricular Guidelines was carried out National (DCNs) for Initial Training at Higher Level and for Continuing Education (BRASIL, 2015). In a certain way, the two documents are antagonistic. While the first directs to a curriculum with approximately 50% of the common workload between the Licentiate's and Bachelor's degrees, the guidelines for teacher training guide the creation of a Licentiate's degree course with its own identity throughout its extension. Also, the DCNs for teacher training emphasize the need to insert contents that give the Physics teacher a greater repertoire of knowledge such as school management, human rights, cultural, religious, sexual and ethnic-racial diversity. Subsequently, the documentary analysis of the Pedagogical Course Project (PPC) was developed in the Physics Degree courses at the Federal University of Paraná - Curitiba campus - and at the State University of Londrina (UEL). Based on the SD categories by Gauthier et al. (2013), we sought to denote and analyze how the researched courses organize SD in their formative curricula. Although both courses have a structured FD essentially on Disciplinary Knowledge and Knowledge of Educational Sciences, the UEL course still exceeds the recommendation of the Curricular Guidelines for Physics courses, dedicating about 60% of the total workload to Disciplinary Knowledge. The teacher teachers who work in the two courses mentioned were invited to participate in this research through a questionnaire with multiple choice questions, Likert scale and open questions. In addition to Content Analysis for open-ended questions, a priori categorization was used to characterize teacher educators, giving rise to three groups that answered the questionnaire: GFís, GEFís and GEduc. The multiple choice questions and Likert scale were analyzed for the frequency of responses. As a result, SD are mobilized, above all, according to what is foreseen in the syllabus of the curricular component by the majority of teacher teachers associated with GFís. This mobilization occurs through the use of up to two teaching methodologies, which are generally ?expository classes? and ?dialogued classes?. In this group of teachers, there are also isolated attitudes that seek to articulate SD through other teaching methodologies, mobilizing Disciplinary and Curricular Knowledge or Curricular and Disciplinary, Experiential and Pedagogical Action Knowledge. On the other hand, it is in the responses of the teacher trainers associated with GEFís and GEduc that evidence of mobilization and articulation of SD is evident through a larger list of different teaching methodologies. These teachers are responsible, together with the students, for articulating the SD according to the speech of other teachers. When considering that these individual initiatives are still sufficient for the complexity that presents itself in the teaching profession, it is an alternative to think of knowledge as a fabric that cannot be separated and for which the best way to operate it is through Transdisciplinarity.Alves Filho, José de PinhoSlongo, Ione Ines PinssonUniversidade Federal de Santa CatarinaBiscaino, Aline Portella2021-03-22T13:55:49Z2021-03-22T13:55:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis170 p.| il., gráfs.application/pdf371235https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221322porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T13:55:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221322Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-22T13:55:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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