Construção dos saberes docentes na formação do licenciando em física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192734 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018 |
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Construção dos saberes docentes na formação do licenciando em físicaEducação científica e tecnológicaFísicaPrática de ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018A falta de entendimento sobre a contribuição das práticas na construção dos saberes docentes é um problema que se evidenciou com a inclusão das Práticas como Componente Curricular nas licenciaturas brasileiras no ano de 2002. Com a intenção de contribuir e avançar na compreensão das relações teoria-prática, o objeto deste estudo foi a construção dos saberes docentes, especificamente no âmbito da Licenciatura em Física. Foram definidas três etapas, uma genérica e duas voltadas aos cursos de Licenciatura em Física ofertados pelas instituições públicas de Santa Catarina. Na primeira, foram estudados aspectos do currículo oficial, incluindo uma exploração de normativas legais desde 1939 até 2015. Juntamente com subsídios teóricos, essa fase serviu para definir as dimensões e categorias de análise para a pesquisa. Na segunda etapa, procedeu-se a exploração dos Projetos Pedagógicos dos cursos e planos de ensino de disciplinas. A terceira fase foi direcionada à coleta de dados por meio de questionários e entrevistas, aplicados a docentes formadores e licenciandos estagiários. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com o apoio do software WebQDA, obtendo-se, pelo seu entrelaçamento, resultados qualitativos e quantitativos. Foram encontrados indícios de que os assuntos tratados nas disciplinas Pedagógicas de Física contribuem para a construção do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo. Constatou-se que a integração teoria-prática nessas disciplinas é vigorosa e acontece de duas formas: entre os conhecimentos teóricos e as Práticas de Ensino e pela articulação entre os conhecimentos de Física e pedagógicos. Avançou-se no sentido de mostrar que as Práticas de Ensino aplicadas pelos licenciandos permitem o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico de Física, por meio da vivência de processos envolvidos em um ato pedagógico. Nas práticas, foram acionados saberes de Física, pedagógicos de Física e da área de Educação na interface entre o científico e o didático. Foi constatado que o exercício docente exige a expressividade didática, termo cunhado para representar um componente do conhecimento docente que é de fonte fenomenológica. Visando melhoria aos cursos da amostra, sugere-se que seja viabilizada uma maior integração entre as disciplinas na organização das práticas e entre as Práticas como Componente Curricular e Estágios Supervisionados. Confirma-se que é imprescindível reforçar o estudo da Avaliação da Aprendizagem, já que os licenciandos manifestaram dificuldades de realizar avaliações nos Estágios Supervisionados.Abstract: The lack of understanding about the contribution of the practices in the construction of the teaching knowledge is a problem that was evidenced with the inclusion of the Practices as Curricular Component in the Brazilian degree courses in the year of 2002. With the intention to contribute and to advance in the understanding of the theory-pratic relations, the object of this study was the construction of teaching knowledge, specifically within the scope of the Degree in Physics. Three stages were defined, one generic and two focused on the undergraduate courses in Physics offered by the public institutions of Santa Catarina. In the first one, aspects of the official curriculum were studied, including an exploration of legal regulations from 1939 to 2015. Together with theoretical subsidies this phase has served to define the dimensions and categories of analysis for the research. In the second stage, the pedagogical projects of the courses and teaching plans of disciplines were explored. The third phase was directed to the collection of data through questionnaires and interviews, applied to teachers trainers and trainee graduates. The data were submitted to content analysis, with the support of WebQDA software, obtaining qualitative and quantitative results. There were indications that the subjects dealt with in the Physics Pedagogical disciplines contribute to the construction of the Pedagogical Knowledge of Content. It was verified that the theory-practice integration in these disciplines is vigorous and happens in two ways: between the theoretical knowledge and the Teaching Practices and by the articulation between the Physics and Pedagogics knowledge. It was advanced to show that the Teaching Practices that were applied by the graduating students allow the development of the Pedagogic Knowledge of Physics, through the experience of processes involved in a pedagogical act. In the practices were applied knowledge of Physics, pedagogics of Physics and the area of Education at the interface between the scientific and didactic. It was verified that the teaching exercise demands the didactic expressiveness, term coined to represent a component of the teaching knowledge that is from phenomenological source. Aiming an improvement to the sample courses, it is suggested that a greater integration can be made viable between the disciplines in the organization of the practices and between the Practices as Curricular Component and Supervised Stages. It confirms the desirability of reinforcing the study of the Learning Assessment, since the graduation students have expressed difficulties to carry out evaluations in the Supervised Stages.Alves Filho, José de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaClebsch, Angelisa Benetti2018-12-29T03:08:56Z2018-12-29T03:08:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis420 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf355942https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192734porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-29T03:08:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192734Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-29T03:08:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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