DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA: Análise de experiências de um aluno autista em uma escola pública de Florianópolis-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Jailson Bernardo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173743
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_f255033a18d184d18805969e9dd178d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173743
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA: Análise de experiências de um aluno autista em uma escola pública de Florianópolis-SCDeficiência. Diversidade. Inclusão. Gênero. Escola.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.A escola como espaço de aprendizado, de vivências sociais e multiplicidade tem papel significativo na formação das pessoas, e também na formação social. Desse modo torna-se necessário discutir sobre questões ligadas à diversidade e inclusão no espaço escolar. Perceber o outro além da deficiência, percebê-lo além do que difere, e a partir de aí traçar um caminho para a vivência múltipla de relações sociais de respeito mútuo. O presente trabalho propõe analisar como se dá a inclusão e a diversidade no espaço escolar através da análise de experiências vividas por uma classe de alunos de uma escola que possui um aluno autista. O objetivo do trabalho consiste em refletir sobre a questão da deficiência e gênero, levando em conta a multiplicidade dos aspectos que envolvem tais questões, através de uma abordagem da deficiência como uma forma de diversidade, ou em outras palavras, de multiplicidade do ser humano, e de como essa forma vivencia suas próprias questões. Esta análise foi feita a partir da experiência em uma escola pública do município de Florianópolis, através da observação e registro de campo. A partir das observações, percebeu-se a reprodução de discursos de exclusão, ligados à capacidade cognitiva da pessoa com autismo. Perceberam-se questões ligadas ao ensino, à cognição e à sexualidade da pessoa com deficiência. The school as a space dedicated to learning, social experiences and multiplicity plays a significant role in the formation of individuals, and also in social formation. In this way it becomes necessary to discuss issues related to diversity and inclusion in the school space. To perceive the other besides the deficiency, to perceive it beyond what it differs, and from there to trace a way to the multiple experience of social relations and mutual respect. The present work proposes to analyze how the inclusion and diversity in the school space takes place through the analysis of experiences lived by an autistic student. Reflect on the issue of disability and gender, taking into account the multiplicity of aspects that involve such issues, through an approach to disability as a form of diversity, or in other words, multiplicity of the human being, and analyze how they experience/ their own issues. This analysis was made from the experience in a public school of the municipality of Florianópolis, through observation and field registration. From the observations, the reproduction of discourses of exclusion, linked to the cognitive capacity of the person with autism, was perceived. Issues related to the teaching, cognition and sexuality of the person with disabilities were also perceived.Angonese, MônicaUniversidade Federal de Santa CatarinaLemos, Jailson Bernardo de2017-02-24T22:08:51Z2017-02-24T22:08:51Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173743porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-24T22:08:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-24T22:08:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA: Análise de experiências de um aluno autista em uma escola pública de Florianópolis-SC
title DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA: Análise de experiências de um aluno autista em uma escola pública de Florianópolis-SC
spellingShingle DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA: Análise de experiências de um aluno autista em uma escola pública de Florianópolis-SC
Lemos, Jailson Bernardo de
Deficiência. Diversidade. Inclusão. Gênero. Escola.
title_short DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA: Análise de experiências de um aluno autista em uma escola pública de Florianópolis-SC
title_full DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA: Análise de experiências de um aluno autista em uma escola pública de Florianópolis-SC
title_fullStr DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA: Análise de experiências de um aluno autista em uma escola pública de Florianópolis-SC
title_full_unstemmed DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA: Análise de experiências de um aluno autista em uma escola pública de Florianópolis-SC
title_sort DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA: Análise de experiências de um aluno autista em uma escola pública de Florianópolis-SC
author Lemos, Jailson Bernardo de
author_facet Lemos, Jailson Bernardo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angonese, Mônica
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Jailson Bernardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência. Diversidade. Inclusão. Gênero. Escola.
topic Deficiência. Diversidade. Inclusão. Gênero. Escola.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-24T22:08:51Z
2017-02-24T22:08:51Z
2017-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173743
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651947139399680