Desenvolvimento projetivo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar : Articulação entre Design Sustentável e Design Inclusivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244950 |
Resumo: | Este artigo considera que uma das principais demandas da sociedade contemporânea é a produção e o consumo responsável de produtos que incorporem conceitos de sustentabilidade e que tenham uma preocupação social com seu impacto. O objetivo do estudo foi desenvolver o processo projetivo e realizar a produção de um modelo de mobiliário em escala que demonstre a viabilidade na articulação de conceitos do design sustentável e do design inclusivo voltado para um público específico. A metodologia adotada se organiza em três etapas principais: i) Fase de assimilação - pesquisa bibliográfica sobre o tema; definição do público alvo; levantamento de produtos similares e de materiais renováveis utilizados no produto; ii) Fase projetiva - estabelecimento de diretrizes de projeto, geração e seleção de alternativas e elaboração de modelos virtuais paramétricos; iii) Fase produtiva - Realização de experimentações em laboratório com elaboração e validação formal do modelo físico em escala reduzida. Os resultados obtidos foram: definição e aplicação de diretrizes do Design Sustentável e Inclusivo no design de produto, desenvolvimento de peças gráficas e de modelo físico, e análise dos processos para verificar a viabilidade produtiva e de pesquisas na área. |
id |
UFSC_f266fc6da049900cd21caa9186f03bfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244950 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desenvolvimento projetivo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar : Articulação entre Design Sustentável e Design InclusivoProjective development of furniture for preschool children: Articulation between Sustainable Design and Inclusive DesignDesign Sustentável;Design Inclusivo;Design de produto;Pré- escolarSustainable Design; Inclusive Design; Product design; PreschoolEste artigo considera que uma das principais demandas da sociedade contemporânea é a produção e o consumo responsável de produtos que incorporem conceitos de sustentabilidade e que tenham uma preocupação social com seu impacto. O objetivo do estudo foi desenvolver o processo projetivo e realizar a produção de um modelo de mobiliário em escala que demonstre a viabilidade na articulação de conceitos do design sustentável e do design inclusivo voltado para um público específico. A metodologia adotada se organiza em três etapas principais: i) Fase de assimilação - pesquisa bibliográfica sobre o tema; definição do público alvo; levantamento de produtos similares e de materiais renováveis utilizados no produto; ii) Fase projetiva - estabelecimento de diretrizes de projeto, geração e seleção de alternativas e elaboração de modelos virtuais paramétricos; iii) Fase produtiva - Realização de experimentações em laboratório com elaboração e validação formal do modelo físico em escala reduzida. Os resultados obtidos foram: definição e aplicação de diretrizes do Design Sustentável e Inclusivo no design de produto, desenvolvimento de peças gráficas e de modelo físico, e análise dos processos para verificar a viabilidade produtiva e de pesquisas na área.This article considers that one of the main demands of contemporary society is the production and responsible consumption of products that incorporate concepts of sustainability and that have a social concern with their impact. The objective of the study was to develop the projective process and to produce a scale furniture model that demonstrates the feasibility of articulating concepts of sustainable design and inclusive design aimed at a specific audience. The methodology adopted is organized in three main stages: i) Phase of assimilation - bibliographic research on the theme; definition of the target audience; survey of similar products and renewable materials used in the product; ii) Projective phase - establishment of guidelines for design, generation and selection of alternatives and elaboration of parametric virtual models; iii) Production phase - Experimentation in the laboratory with elaboration and formal validation of the physical model on a reduced scale. The results obtained were: definition and application of Sustainable and Inclusive Design guidelines in product design, graphic and physical model development, and analysis of the processes to verify the productive viability and research in the areaGrupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-08T12:05:47Z2023-03-08T12:05:47Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244950Moreira, LeonardoBarata, Tomás Queirósporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-08T12:05:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244950Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-08T12:05:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento projetivo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar : Articulação entre Design Sustentável e Design Inclusivo Projective development of furniture for preschool children: Articulation between Sustainable Design and Inclusive Design |
title |
Desenvolvimento projetivo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar : Articulação entre Design Sustentável e Design Inclusivo |
spellingShingle |
Desenvolvimento projetivo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar : Articulação entre Design Sustentável e Design Inclusivo Moreira, Leonardo Design Sustentável; Design Inclusivo; Design de produto; Pré- escolar Sustainable Design; Inclusive Design; Product design; Preschool |
title_short |
Desenvolvimento projetivo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar : Articulação entre Design Sustentável e Design Inclusivo |
title_full |
Desenvolvimento projetivo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar : Articulação entre Design Sustentável e Design Inclusivo |
title_fullStr |
Desenvolvimento projetivo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar : Articulação entre Design Sustentável e Design Inclusivo |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento projetivo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar : Articulação entre Design Sustentável e Design Inclusivo |
title_sort |
Desenvolvimento projetivo de mobiliário para crianças em fase pré-escolar : Articulação entre Design Sustentável e Design Inclusivo |
author |
Moreira, Leonardo |
author_facet |
Moreira, Leonardo Barata, Tomás Queirós |
author_role |
author |
author2 |
Barata, Tomás Queirós |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Leonardo Barata, Tomás Queirós |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Sustentável; Design Inclusivo; Design de produto; Pré- escolar Sustainable Design; Inclusive Design; Product design; Preschool |
topic |
Design Sustentável; Design Inclusivo; Design de produto; Pré- escolar Sustainable Design; Inclusive Design; Product design; Preschool |
description |
Este artigo considera que uma das principais demandas da sociedade contemporânea é a produção e o consumo responsável de produtos que incorporem conceitos de sustentabilidade e que tenham uma preocupação social com seu impacto. O objetivo do estudo foi desenvolver o processo projetivo e realizar a produção de um modelo de mobiliário em escala que demonstre a viabilidade na articulação de conceitos do design sustentável e do design inclusivo voltado para um público específico. A metodologia adotada se organiza em três etapas principais: i) Fase de assimilação - pesquisa bibliográfica sobre o tema; definição do público alvo; levantamento de produtos similares e de materiais renováveis utilizados no produto; ii) Fase projetiva - estabelecimento de diretrizes de projeto, geração e seleção de alternativas e elaboração de modelos virtuais paramétricos; iii) Fase produtiva - Realização de experimentações em laboratório com elaboração e validação formal do modelo físico em escala reduzida. Os resultados obtidos foram: definição e aplicação de diretrizes do Design Sustentável e Inclusivo no design de produto, desenvolvimento de peças gráficas e de modelo físico, e análise dos processos para verificar a viabilidade produtiva e de pesquisas na área. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-08 2023-03-08T12:05:47Z 2023-03-08T12:05:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244950 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652383311364096 |