Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93768 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_f3d3550020eb40168a730e4a38a8c664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93768 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSuzuki, VanessaPereira, Alice Theresinha Cybis2012-10-25T03:14:16Z2012-10-25T03:14:16Z2012-10-25T03:14:16Z279111http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93768Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010A utilização da tecnologia da informação e comunicação, tendo por foco os ambientes virtuais de aprendizagem colaborativos tem levado a encurtar distâncias no desenvolvimento de atividades que necessitam do contato síncrono com outras pessoas para a sua realização. Diante disso, mecanismos passaram a ser utilizados para interagir entre as diversas mídias a fim de proporcionar a integração com o ensino e aprendizagem através destes ambientes. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar formas de colaboração, elaboração e edição em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Arquitetura e Design (AVA-AD). Foram analisados referenciais teóricos sobre o processo de ensino de projeto arquitetônico, tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem, ferramentas de colaboração e ambientes virtuais colaborativos 3D que possam ser integrados ao processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e para se alcançar os objetivos são realizados levantamentos bibliográficos e a aplicação de um questionário específico para trabalhar o processo de arquitetura e design no AVA-AD. Ao fim é efetuada uma síntese das características desejáveis a um ambiente para aprendizagem colaborativa de arquitetura e design, onde são apontados aspectos que podem ser adicionados neste tipo de ambiente para auxiliar no ensino de disciplinas de projeto arquitetônico.xxiii, 135 p.| il.porEngenharia e gestão do conhecimentoAmbiente virtualAprendizagemArquiteturaEstudo e ensinoProjeto arquitetonicoEstudo e ensinoRealidade virtualCaracterísticas para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL279111.pdfapplication/pdf2948409https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93768/1/279111.pdfbb07054a86f75f3e7f8950302584ea8fMD51TEXT279111.pdf.txt279111.pdf.txtExtracted Texttext/plain248348https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93768/2/279111.pdf.txt8ce71a0b57487033f31108e4b165d61aMD52THUMBNAIL279111.pdf.jpg279111.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93768/3/279111.pdf.jpgff02676f6ea78a1d1e86159cb2d55299MD53123456789/937682013-05-02 03:36:39.746oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93768Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T06:36:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design |
title |
Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design |
spellingShingle |
Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design Suzuki, Vanessa Engenharia e gestão do conhecimento Ambiente virtual Aprendizagem Arquitetura Estudo e ensino Projeto arquitetonico Estudo e ensino Realidade virtual |
title_short |
Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design |
title_full |
Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design |
title_fullStr |
Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design |
title_full_unstemmed |
Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design |
title_sort |
Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design |
author |
Suzuki, Vanessa |
author_facet |
Suzuki, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suzuki, Vanessa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
contributor_str_mv |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Ambiente virtual Aprendizagem Arquitetura Estudo e ensino Projeto arquitetonico Estudo e ensino Realidade virtual |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Ambiente virtual Aprendizagem Arquitetura Estudo e ensino Projeto arquitetonico Estudo e ensino Realidade virtual |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-25T03:14:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-25T03:14:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-25T03:14:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93768 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
279111 |
identifier_str_mv |
279111 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xxiii, 135 p.| il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93768/1/279111.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93768/2/279111.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93768/3/279111.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb07054a86f75f3e7f8950302584ea8f 8ce71a0b57487033f31108e4b165d61a ff02676f6ea78a1d1e86159cb2d55299 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805205771354112 |