Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77747
Resumo: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_f42978e278a2741beb6e2e7dfdc044cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77747
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterioEstudo e ensinoCienciasProfessores de ensino de segundo grauFormaçãoTesesPratica de ensinoTese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoA relação entre o ensino de ciências naturais e a formação de professores para as séries iniciais do ensino fiundamental, no Curso de Magistério - 2° grau, é apresentada como resultado de uma pesquisa docu-mental. Localizo o "Projeto Diretrizes Gerais para o Ensino de 2° Grau: Núcleo Comum e Habilitação Magistério", que foi desenvolvido pelo MEC/PUC-SP e que culminou com a publicação de subsídios destinados a esta habilitação. Dentre os livros, tem-se o de Metodologia do Ensino de Ciências METEC, que veicula uma proposta de ensino pautada na Abordagem Temática e na formação contínua de professores, norteada pela ação-reflexão-ação. Após a caracterização das diferentes compreensões da formação de professores em serviço, apresenta-se uma síntese de como ocorre a formação contínua do docente reflexivo e, em especial, na perspectiva da Abordagem Temática. Analisam-se as concepções de Ciência e de ensino de Ciências, as categorias momentos pedagógicos e conceitos unificadores e a forma de atuação do grupo da Abordagem Temática. Uma descrição e uma análise das concepções veiculadas pelo METEC evidenciam uma concepção educacional progressista, que contempla a dialogicidade e a problematização do conhecimento - construído pela ação humana. Os resultados de uma pesquisa empí-rica desenvolvida com professores que se referenciam no METEC indicou que o emprego de livro, como instrumento para veicular a proposta de ensino nele contida, necessita estar articulado organicamente com a participação dos professores em atividades de formação continuada.Delizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho2012-10-17T07:08:12Z2012-10-17T07:08:12Z19981998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisvii, 307f.| tabs.+anexosapplication/pdf109949http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77747porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T23:26:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77747Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T23:26:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio
title Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio
spellingShingle Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio
Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho
Estudo e ensino
Ciencias
Professores de ensino de segundo grau
Formação
Teses
Pratica de ensino
title_short Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio
title_full Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio
title_fullStr Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio
title_full_unstemmed Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio
title_sort Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio
author Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho
author_facet Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delizoicov, Demetrio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo e ensino
Ciencias
Professores de ensino de segundo grau
Formação
Teses
Pratica de ensino
topic Estudo e ensino
Ciencias
Professores de ensino de segundo grau
Formação
Teses
Pratica de ensino
description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998
2012-10-17T07:08:12Z
2012-10-17T07:08:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 109949
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77747
identifier_str_mv 109949
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vii, 307f.| tabs.+anexos
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651945595895808