Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77747 |
Resumo: | Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
id |
UFSC_f42978e278a2741beb6e2e7dfdc044cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77747 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterioEstudo e ensinoCienciasProfessores de ensino de segundo grauFormaçãoTesesPratica de ensinoTese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoA relação entre o ensino de ciências naturais e a formação de professores para as séries iniciais do ensino fiundamental, no Curso de Magistério - 2° grau, é apresentada como resultado de uma pesquisa docu-mental. Localizo o "Projeto Diretrizes Gerais para o Ensino de 2° Grau: Núcleo Comum e Habilitação Magistério", que foi desenvolvido pelo MEC/PUC-SP e que culminou com a publicação de subsídios destinados a esta habilitação. Dentre os livros, tem-se o de Metodologia do Ensino de Ciências METEC, que veicula uma proposta de ensino pautada na Abordagem Temática e na formação contínua de professores, norteada pela ação-reflexão-ação. Após a caracterização das diferentes compreensões da formação de professores em serviço, apresenta-se uma síntese de como ocorre a formação contínua do docente reflexivo e, em especial, na perspectiva da Abordagem Temática. Analisam-se as concepções de Ciência e de ensino de Ciências, as categorias momentos pedagógicos e conceitos unificadores e a forma de atuação do grupo da Abordagem Temática. Uma descrição e uma análise das concepções veiculadas pelo METEC evidenciam uma concepção educacional progressista, que contempla a dialogicidade e a problematização do conhecimento - construído pela ação humana. Os resultados de uma pesquisa empí-rica desenvolvida com professores que se referenciam no METEC indicou que o emprego de livro, como instrumento para veicular a proposta de ensino nele contida, necessita estar articulado organicamente com a participação dos professores em atividades de formação continuada.Delizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho2012-10-17T07:08:12Z2012-10-17T07:08:12Z19981998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisvii, 307f.| tabs.+anexosapplication/pdf109949http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77747porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T23:26:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77747Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T23:26:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio |
title |
Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio |
spellingShingle |
Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho Estudo e ensino Ciencias Professores de ensino de segundo grau Formação Teses Pratica de ensino |
title_short |
Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio |
title_full |
Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio |
title_fullStr |
Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio |
title_sort |
Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio |
author |
Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho |
author_facet |
Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Delizoicov, Demetrio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes Sobrinho, Jose Augusto de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo e ensino Ciencias Professores de ensino de segundo grau Formação Teses Pratica de ensino |
topic |
Estudo e ensino Ciencias Professores de ensino de segundo grau Formação Teses Pratica de ensino |
description |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998 2012-10-17T07:08:12Z 2012-10-17T07:08:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
109949 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77747 |
identifier_str_mv |
109949 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
vii, 307f.| tabs.+anexos application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651945595895808 |