EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97663 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa “Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente em tempos de expansão da educação superior”, cujo objetivo é conhecer as representações sociais da formação pedagógica de professores, na perspectiva dos professores e dos gestores da instituição de uma universidade pública baiana. Para tanto, optou-se por um estudo de caso, dentro da abordagem qualiquantitativa de pesquisa, utilizando-se de critérios analíticos fundamentados na Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979). Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada com três gestores da instituição. Para a conclusão da pesquisa, serão utilizados outros instrumentos de coleta de dados, tais como: a análise documental e aplicação de questionário aos professores. Os resultados demonstram que, para os gestores pesquisados, a expansão do ensino superior, além de uma conquista, representa um fator de desenvolvimento para a localidade. Mas, ressaltam que muito são os problemas que têm enfrentado, a exemplo da infraestrutura e formação de professores. Conclui-se que, apesar dos investimentos voltados para a expansão, é necessário investimentos na formação docente. |
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EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORESEste artigo apresenta resultados parciais da pesquisa “Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente em tempos de expansão da educação superior”, cujo objetivo é conhecer as representações sociais da formação pedagógica de professores, na perspectiva dos professores e dos gestores da instituição de uma universidade pública baiana. Para tanto, optou-se por um estudo de caso, dentro da abordagem qualiquantitativa de pesquisa, utilizando-se de critérios analíticos fundamentados na Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979). Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada com três gestores da instituição. Para a conclusão da pesquisa, serão utilizados outros instrumentos de coleta de dados, tais como: a análise documental e aplicação de questionário aos professores. Os resultados demonstram que, para os gestores pesquisados, a expansão do ensino superior, além de uma conquista, representa um fator de desenvolvimento para a localidade. Mas, ressaltam que muito são os problemas que têm enfrentado, a exemplo da infraestrutura e formação de professores. Conclui-se que, apesar dos investimentos voltados para a expansão, é necessário investimentos na formação docente.INPEAU2012-12-07T17:15:51Z2012-12-07T17:15:51Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97663Ramos, Renata Adrian Ribeiro SantosTrindade, Rosaria da PaixãoRibeiro, Marinalva Lopesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T15:03:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97663Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T15:03:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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