EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Renata Adrian Ribeiro Santos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Trindade, Rosaria da Paixão, Ribeiro, Marinalva Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97663
Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa “Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente em tempos de expansão da educação superior”, cujo objetivo é conhecer as representações sociais da formação pedagógica de professores, na perspectiva dos professores e dos gestores da instituição de uma universidade pública baiana. Para tanto, optou-se por um estudo de caso, dentro da abordagem qualiquantitativa de pesquisa, utilizando-se de critérios analíticos fundamentados na Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979). Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada com três gestores da instituição. Para a conclusão da pesquisa, serão utilizados outros instrumentos de coleta de dados, tais como: a análise documental e aplicação de questionário aos professores. Os resultados demonstram que, para os gestores pesquisados, a expansão do ensino superior, além de uma conquista, representa um fator de desenvolvimento para a localidade. Mas, ressaltam que muito são os problemas que têm enfrentado, a exemplo da infraestrutura e formação de professores. Conclui-se que, apesar dos investimentos voltados para a expansão, é necessário investimentos na formação docente.
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