Construção de carreira no ensino superior: um estudo com jovens graduandos do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zatti, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193642
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
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spelling Construção de carreira no ensino superior: um estudo com jovens graduandos do Alto Uruguai do Rio Grande do SulPsicologiaCarreiras -Estudantes universitáriosJovensEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.Nas últimas décadas verificou-se significativa expansão da educação superior no Brasil, mediante o aumento de cursos e vagas, bem como da criação de novas instituições, especialmente em regiões historicamente desassistidas pela educação pública. Essa expansão também foi observada no contexto da região Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, onde a educação superior pública tem uma história recente. Importa considerar que a formação superior constitui período crítico da construção de carreira, no qual o indivíduo confronta-se continuamente com suas escolhas e projetos profissionais. A partir disso, utilizando como parâmetro teórico a Teoria da Construção de Carreira e o modelo Life Designing, o objetivo deste estudo foi investigar a construção de carreira de jovens oriundos do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul que frequentam cursos superiores nas instituições públicas da região. Para tanto, com a utilização de um método misto, a pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira voltada ao mapeamento do perfil dos estudantes, e à identificação dos níveis de adaptabilidade de carreira e possíveis variações, considerando as características sociodemográficas, educacionais, familiares e ocupacionais estudadas. Nessa etapa, contou-se com a aplicação de um questionário de caracterização global e da Escala de Adaptabilidade de Carreira. Compuseram a amostra desta fase da pesquisa 592 estudantes matriculados nas quatro instituições públicas que ofertam cursos superiores na região. Verificou-se a predominância de graduandos solteiros, que não possuem filhos, moram com os pais, e contam com renda familiar de até três salários mínimos. A maioria dos estudantes é proveniente de escolas públicas, quase a metade trabalha e, em sua maior parte, constituem a primeira geração em suas famílias a realizar um curso superior. No que diz respeito à adaptabilidade de carreira, foram identificadas diferenças significativas nos escores em função das variáveis renda individual, instituição de ensino, curso, estado civil, apoio do pai e companheiro (a) e vontade de abandonar ou mudar de curso. Já a análise de correlação sugeriu uma associação entre autopercepção do desempenho acadêmico e o escore geral de adaptabilidade. A segunda etapa da pesquisa, por sua vez, buscou examinar as experiências e expectativas relacionadas à construção de carreira dos participantes, com a utilização da metodologia de estudos de casos múltiplos. Foram entrevistados seis graduandos, com diferentes escores de adaptabilidade de carreira, e os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo. As narrativas dos graduandos evidenciaram fragilidades no processo de escolha pelo curso, como o baixo engajamento em atividades de exploração vocacional, a influência de elementos limitadores das possibilidades de escolha e, ainda, a ausência de efetiva participação familiar. No que se refere às experiências vivenciadas na realização do curso superior, foram observadas demandas advindas da necessidade de conciliar trabalho e estudo, como as especificidades do desempenho simultâneo de papéis e limites à participação em atividades acadêmicas extracurriculares. Tendo em vista os resultados obtidos no presente estudo, constatou-se a necessidade de intervenções de carreira no contexto das instituições de ensino superior, as quais, além de abarcar aspectos vocacionais, também devem abranger o domínio das experiências acadêmicas.Abstract : In the last decade, a significant expansion in the higher education in Brazil was verified, through the increase of courses and vacancies, as well as the creation of new institutions, especially in regions historically abandoned by the public education. This expansion was also observed in the context of the region Alto Uruguai, Rio Grande do Sul, where the public higher education has a recent history. It is worth considering that the higher education is part of a critical period in career construction, in which the individual continuously faces his professional choices and projects. From this, using the Career Construction Theory and the model Life Designing as theoretical parameter, the objective of this study was to investigate the career construction of young people from Alto Uruguai, Rio Grande do Sul, who attend higher education courses in the region s public institutions. For this purpose, using a combined method, the research was performed in two steps. The first one was focused on mapping the students profile, and identifying the levels of career adaptability and possible variations considering the sociodemographic, educational, family, and occupational characteristics studied. In this step, the application of a questionnaire of global characterization and the Career Adapt-Abilities Scale were used. In this part of the research the sample was composed of 592 students enrolled in the four public institutions that offer higher education courses in the region. It was verified the predominance of single undergraduate students, who do not have children and count on a family income of up to three minimum wages. Most of the students come from public schools, almost half of them have a job, and most of them are the first generation on their families to attend a higher education course. In relation to the career adaptability, it was possible to identify significant differences on the scores due to the variables individual income, higher education institution, course, marital status, support from parents and spouses, and desire to abandon or change course. The correlation analysis suggested an association between the self-perception of the academic performance and the general score of adaptability. The second step of the research, in turn, sought to examine the experiences and expectations related to the participants career construction, using the multiple-case study methodology. Six undergraduate students, with different scores of career adaptability, were interviewed, and the data obtained were submitted to content analysis. The graduates speeches evinced weaknesses in the process of choosing a course, such as the low involvement in activities of vocational investigation, the influence of limiting elements of the choice possibilities, and the lack of an effective participation of the family. Regarding the experiences lived when attending the higher education course, demands from the need of conciliating work and study were observed, such as the specificities of the simultaneous performance of roles and limits to the participation of extracurricular academic activities. Considering the results obtained in this study, it was verified the necessity of career interventions in the context of the higher education institutions, which, besides embracing vocational aspects, should also encompass the domain of the academic experiences.Luna, Iúri NovaesUniversidade Federal de Santa CatarinaZatti, Fernanda2019-03-07T04:02:11Z2019-03-07T04:02:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf356132https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193642porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-07T04:02:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193642Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-07T04:02:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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