EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: ESTUDO MULTICASOS COM GRADUANDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zatti,Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Luna,Iúri Novaes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100325
Resumo: RESUMO A expansão da educação superior no Brasil nas últimas décadas produziu contextos distintos e heterogêneos, contribuindo para a modificação do perfil sociodemográfico dos estudantes. No âmbito dos estudos sobre construção de carreira no ensino superior e com base no modelo Life Designing, esta investigação examinou o processo de construção de carreira de graduandos de instituições públicas do Alto Uruguai gaúcho, região atingida pela expansão e interiorização da educação superior. Trata-se de um estudo de casos múltiplos com seis graduandos que apresentaram diferentes níveis de adaptabilidade de carreira. Com base nas categorias de análise emergentes, os resultados indicaram que a proximidade das instituições de Ensino Superior, o contexto familiar, a necessidade de conciliar estudo e trabalho e a perspectiva de mobilidade social associada à transição para a vida adulta são temas relevantes no processo de construção de carreira dos participantes, evidenciando a importância das políticas públicas para a educação superior.
id ABRAPEE-1_8e45d62a23c1f4d65f0f764b2b6cc7b3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100325
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: ESTUDO MULTICASOS COM GRADUANDOSdesenvolvimento profissionalensino superiorestudantes universitáriosRESUMO A expansão da educação superior no Brasil nas últimas décadas produziu contextos distintos e heterogêneos, contribuindo para a modificação do perfil sociodemográfico dos estudantes. No âmbito dos estudos sobre construção de carreira no ensino superior e com base no modelo Life Designing, esta investigação examinou o processo de construção de carreira de graduandos de instituições públicas do Alto Uruguai gaúcho, região atingida pela expansão e interiorização da educação superior. Trata-se de um estudo de casos múltiplos com seis graduandos que apresentaram diferentes níveis de adaptabilidade de carreira. Com base nas categorias de análise emergentes, os resultados indicaram que a proximidade das instituições de Ensino Superior, o contexto familiar, a necessidade de conciliar estudo e trabalho e a perspectiva de mobilidade social associada à transição para a vida adulta são temas relevantes no processo de construção de carreira dos participantes, evidenciando a importância das políticas públicas para a educação superior.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100325Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022241763info:eu-repo/semantics/openAccessZatti,FernandaLuna,Iúri Novaespor2022-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100325Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: ESTUDO MULTICASOS COM GRADUANDOS
title EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: ESTUDO MULTICASOS COM GRADUANDOS
spellingShingle EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: ESTUDO MULTICASOS COM GRADUANDOS
Zatti,Fernanda
desenvolvimento profissional
ensino superior
estudantes universitários
title_short EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: ESTUDO MULTICASOS COM GRADUANDOS
title_full EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: ESTUDO MULTICASOS COM GRADUANDOS
title_fullStr EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: ESTUDO MULTICASOS COM GRADUANDOS
title_full_unstemmed EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: ESTUDO MULTICASOS COM GRADUANDOS
title_sort EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DE CARREIRA: ESTUDO MULTICASOS COM GRADUANDOS
author Zatti,Fernanda
author_facet Zatti,Fernanda
Luna,Iúri Novaes
author_role author
author2 Luna,Iúri Novaes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zatti,Fernanda
Luna,Iúri Novaes
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento profissional
ensino superior
estudantes universitários
topic desenvolvimento profissional
ensino superior
estudantes universitários
description RESUMO A expansão da educação superior no Brasil nas últimas décadas produziu contextos distintos e heterogêneos, contribuindo para a modificação do perfil sociodemográfico dos estudantes. No âmbito dos estudos sobre construção de carreira no ensino superior e com base no modelo Life Designing, esta investigação examinou o processo de construção de carreira de graduandos de instituições públicas do Alto Uruguai gaúcho, região atingida pela expansão e interiorização da educação superior. Trata-se de um estudo de casos múltiplos com seis graduandos que apresentaram diferentes níveis de adaptabilidade de carreira. Com base nas categorias de análise emergentes, os resultados indicaram que a proximidade das instituições de Ensino Superior, o contexto familiar, a necessidade de conciliar estudo e trabalho e a perspectiva de mobilidade social associada à transição para a vida adulta são temas relevantes no processo de construção de carreira dos participantes, evidenciando a importância das políticas públicas para a educação superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100325
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022241763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607806406656