A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA UFRGS: UMA OPORTUNIDADE PARA (RE)PENSARMOS NOSSAS POSTURAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35829 |
Resumo: | A inclusão de estudantes indígenas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é um desafio tanto para estes quanto para a Instituição que os acolhe. As teorias e conhecimentos que circulam pelos espaços universitários, a partir da implantação do sistema de reserva de vagas, passam a ser (re)pensados e (re)discutidos. A convivência com a diversidade através de trocas com esses estudantes e suas culturas no ambiente acadêmico nos desafia ao combate e diminuição das desigualdades, porque esta diversidade nos enriquece e provoca nossas certezas. A permanência de estudantes indígenas no ensino superior, com diminuição de evasão e retenção, seja por dificuldades financeiras e/ou acadêmicas, deve ser um objetivo a ser perseguido por técnicos, docentes e gestores desta Universidade. |
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