"Vamos juntas/es/os!": a marcação linguística de gênero na referência genérica a pessoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Elisa Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206481
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2019.
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spelling "Vamos juntas/es/os!": a marcação linguística de gênero na referência genérica a pessoasLinguísticaLíngua portuguesaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2019.Esta dissertação trata da realização da variável marcação linguística de gênero na referência genérica a pessoas nas postagens das páginas no Facebook e no Instagram do Seminário Internacional Fazendo gênero 11 e da 13ª edição de Mundos de mulheres, que aconteceram juntos, como um único evento, em agosto de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina. Foram analisadas 43 postagens, publicadas entre 23 de julho e 7 de agosto de 2017. Sob a perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Variacionista considerando especialmente as noções de identidade, estilo e comunidade de prática , a pesquisa objetivou depreender uma possível relação entre gênero linguístico e gênero social, bem como contextos relevantes à realização do fenômeno variável em análise. Com base no controle de grupos de fatores de natureza sintática e de natureza textual-discursiva que forneceram resultados quantitativos, bem como em análise qualitativa dos dados, os resultados apontaram (i) associações estilísticas de ordem social, relacionadas a) à relevância do feminino genérico [alunas] na amostra como uma referência mais representativa e inclusiva para as identidades de gênero; e b) ao uso das variantes não binárias, o grafema x [alunxs] e, especialmente, a vogal- e[alunes], como formas inclusivas para a comunidade LGBT+, principalmente, para as identidades trans; e (ii) associações estilísticas de ordem linguística, relacionadas ao uso das variantes barra [alunas/os], parênteses [alunas(os)] e construção coordenada [alunas e alunos] em postagens de assuntos mais formais, voltados ao meio acadêmico. O masculino genérico não teve relevância na análise dos dados.Abstract: This dissertation deals with the realization of the variable language linguistic marking in the generic reference to people in the page postings - on Facebook and Instagram - of the International Seminar Making Gender 11 and the 13th edition of Women's Worlds, which happened together, as a single event, in August 2017, at the Federal University of Santa Catarina. We analyzed 43 posts, published between July 23 and August 7, 2017. From the theoretical-methodological perspective of Variationist Sociolinguistics - especially considering the notions of identity, style and community of practice - the research aimed to understand a possible relationship between gender language and social gender, as well as contexts relevant to the realization of the variable phenomenon under analysis. Based on the control of groups of syntactic and textual-discursive factors that provided quantitative results, as well as qualitative analysis of the data, the results showed (i) social stylistic associations, related to a) the relevance of the generic female [alunas] in the sample as a more representative and inclusive reference to gender identities; and b) the use of non-binary variants, grapheme x [alunxs], and especially vowel -e [alunes], as inclusive forms for the LGBT + community, especially for trans identities; and (ii) stylistic associations of linguistic order, related to the use of the variants bar [alunos/as], parentheses [alunos(as)] and coordinated construction [alunos e alunas] in more formal postings related to the academic environment. The generic male had no relevance in data analysis.Görski, Edair MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Ana Elisa Costa2020-03-31T15:43:51Z2020-03-31T15:43:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 p.| il., tabs.application/pdf368146https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206481porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T15:43:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206481Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T15:43:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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