Sabe?~Não tem?~Entende?: itens de origem verbal em variação como requisitos de apoio discursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Carla Regina Martins
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79992
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.
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spelling Sabe?~Não tem?~Entende?: itens de origem verbal em variação como requisitos de apoio discursivoLinguisticaSociolinguisticaLinguagem e culturaLingua portuguesa -Palavras e expressOesLingua portuguesa -RegionalismosFlorianopolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.Nesta pesquisa, unindo os pressupostos teóricos do Funcionalismo Lingüístico e da Teoria da Variação, tratamos os itens sabe?, não tem? e entende?, elementos com a propriedade fundamental de Requisitos de Apoio Discursivo, em duas vias: de um lado, tentamos traçar seus percursos de mudança funcional, a fim de compreender como formas tão distintas puderam compartilhar funções; do outro, observamos o funcionamento destes itens como variantes de uma mesma variável lingüística. Utilizando uma amostra composta por 36 entrevistas de informantes florianopolitanos, pertencente ao Banco de Dados VARSUL (Variação Lingüística Urbana no sul do Brasil), identificamos as atuações de sabe?, não tem? e entende? nos diversos níveis do discurso oral e controlamos seus usos e contextos, verificando que tais elementos são bastante condicionados por alguns grupos de fatores lingüísticos, sem sofrerem influência clara de variáveis sociais. Além disso, propusemos prováveis trajetórias pelas quais cada um dos itens em análise passou - até seu uso como requisito de apoio - que seguem em uma direção ideacional > interpessoal > textual (via gramaticalização) e, a partir dos resultados estatísticos, verificamos que não tem? e entende? encontram-se em um estágio anterior de mudança em relação a sabe?, elemento que possui um uso bastante generalizado.Florianópolis, SCGorski, Edair MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaValle, Carla Regina Martins2012-10-18T09:25:15Z2012-10-18T09:25:15Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 170 f.| il., tabs.application/pdf195926http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79992porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T18:44:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79992Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T18:44:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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