Políticos celebridades e celebridades políticas no Brasil: uma análise sobre as eleições presidenciais de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kamradt, João Francisco Hack
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216375
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2020.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKamradt, João Francisco HackMick, Jacques2020-10-21T21:28:56Z2020-10-21T21:28:56Z2020369774https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216375Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2020.Como as celebridades utilizam as redes sociais para se (não) manifestar sobre política durante às eleições e quais são as estratégias que os políticos estão usando para alcançar públicos distintos e o quanto elas se aproximam da forma de comunicação antes comum apenas às celebridades? Em uma sociedade em que as celebridades ditam valores e normas, é natural que elas sejam capazes de mobilizar politicamente seus fãs. Em uma sociedade em que o entretenimento impera, os políticos enxergam nas formas de comunicação das celebridades uma maneira de se conectar com eleitores afastados da política. A interconexão entre política e celebridade é o que chamamos de celebrização da política. Este fenômeno é estudado nesta tese a partir de duas vertentes, ambas focando nas eleições presidenciais de 2018. De um lado, é observado o uso que os presidenciáveis fizeram das redes sociais Facebook e Instagram, buscando elementos de celebrização. Para tanto, durante os 74 dias do período eleitoral de 2018, foram coletadas 3.232 postagens no Facebook, 3.783 postagens no feed do Instagram e 6.170 stories do Instagram de 14 candidatos. As 13.185 publicações foram analisadas por meio de critérios baseados em estudos de análise de imagem e na bibliografia sobre celebrização da política, e com isso se busca estimar se houve celebrização da imagem dos candidatos e se ela se dialoga com algum tipo ideal da bibliografia ou se apresenta novos modelos para o campo. Na outra vertente deste estudo, foi avaliado o engajamento (se positivo ou negativo) dos endossos e das críticas por parte das celebridades aos presidenciáveis, também por meio do Facebook e do Instagram. Durante o período eleitoral foi realizada a coleta, sistematização e análise das 18.465 publicações de 150 celebridades brasileiras com maior número de seguidores no Facebook e outras 13.826 postagens no feed do Instagram das 150 celebridades brasileiras com maior número de seguidores no Instagram. Foram analisadas 32.291 publicações nas duas redes sociais para se descobrir o uso político que os famosos fizeram das ferramentas e qual o impacto causaram na sua base de seguidores. De um lado, se chega a conclusão de que os endossos dados por celebridades são capazes de mobilizar fãs. Mas isso parece ser uma iniciativa restrita ao grupo de famosos que já contam com participação política prévia e que possuem uma base de seguidores homogênea. Enquanto isso, os políticos que terminaram nas primeiras posições na disputa eleitoral foram os que mais fizeram uso do que chamamos de celebrização da política (embora dentro de tipologias distintas), sendo que esta passa a ser um elemento crucial para a compreensão da construção da persona e da forma de se comunicar do presidenciável.Abstract: How do celebrities use social media to (not) express themselves about politics during elections and what are the strategies that politicians are using to reach different audiences and how close do they get to the form of communication previously common only to celebrities? In a society where celebrities dictate values and norms, it is only natural that they are able to mobilize their fans politically. In a society where entertainment reigns, politicians see celebrity's forms of communication as a way to connect with voters that are apart of political life. The interconnectedness between politics and celebrity is what we call the celebritization of politics. This phenomenon is studied in this thesis from two sides, both focusing on the presidential elections of 2018. On the one hand, the use of social networks Facebook and Instagram by presidential candidates is observed, looking for elements of celebration. To this end, during the 74 days of the 2018 election period, 3.232 Facebook posts, 3.783 Instagram feed posts and 6.170 Instagram stories from 14 candidates were collected. The 13.185 publications were analyzed using some criteria based on image analysis studies and the bibliography on politics celebrations, and with this we try to estimate if there was a celebration of the candidate's image and if it dialogues with some ideal type of bibliography or if presents new models to the field. In another strand of this study, we scrutinised the engagement (whether positive or negative) of celebrity endorsements and criticism of presidential candidates, also through Facebook and Instagram. During the election period, 18.465 posts from 150 Brazilian celebrities with the largest number of Facebook followers and 13.826 posts on the Instagram feed of the 150 Brazilian celebrities with the largest number of Instagram followers were collected, systematized and analyzed. 32.291 publications on both social networks were analyzed to find out the political tools used by famous people and what impact they had on their follower base. On the one hand, the first conclusion is that celebrity political endorsements can mobilize fans. But this seems to be an initiative restricted to the group of celebrities who already have prior political participation and who have a homogeneous following. Meanwhile, the politicians who finished in the top positions in the electoral dispute made the most use of what we call political celebrations (albeit within distinct typologies), and this becomes a crucial element in understanding the construction of the persona and the way of communicating of the presidential candidate.369 p.| il., gráfs., tabs.porSociologia políticaCiência políticaPolíticosCelebridadesCampanhas eleitoraisPolíticos celebridades e celebridades políticas no Brasil: uma análise sobre as eleições presidenciais de 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPSOP0676-T.pdfPSOP0676-T.pdfapplication/pdf11770209https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216375/-1/PSOP0676-T.pdfcd10f91f925c9dcef4b6d30dba7f7a2cMD5-1123456789/2163752020-10-21 18:28:57.106oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216375Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:28:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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