Saberes profissionais do professor que ensina geometria: propostas belgas no relatório de Luiz Reis (1892)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Gabriel Luís da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leme da Silva, Maria Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204897
Resumo: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100432&tlng=pt
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spelling Saberes profissionais do professor que ensina geometria: propostas belgas no relatório de Luiz Reis (1892)saberes profissionaiscirculação internacionalsaberes geométricosescola primáriaDisponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100432&tlng=ptA presente investigação estuda os saberes profissionais do professor que ensina geometria, em circulação no Brasil, no final do século XIX. Em específico, busca-se caracterizar estes saberes nos relatos de Luiz Augusto dos Reis, professor brasileiro em missão pedagógica na Europa, especificamente na Bélgica. Assim sendo, pergunta-se: que saberes profissionais, para ensinar geometria nos primeiros anos escolares, podem ser caracterizados na análise dos registros de viagem do professor Luiz Reis? Para responder à questão, ampara-se nos estudos de Hofstetter e Schneuwly (2017) e utiliza-se, como fonte de investigação, o relatório de viagem produzido pelo docente. Pode-se dizer que Reis coloca em circulação, por meio de seu relatório, o que se espera do professor para o ensino de geometria no final do século XIX, um saber profissional em sintonia direta com as propostas do método intuitivo. As análises indicam uma alteração nos saberes a ensinar, outra ordem didático-pedagógica é recomendada. As mudanças no saber a ensinar articulam-se com a mobilização das ferramentas indicadas como saberes para ensinar, evidenciadas pelas atividades dos trabalhos manuais, de desenho, e das medidas. Está em jogo um novo saber profissional para o professor que ensina geometria, uma nova geometria para ensinar.História da Educação2020-03-17T18:17:13Z2020-03-17T18:17:13Z2019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCONCEICAO, G. L. ; LEME DA SILVA, M. C. . Saberes profissionais do professor que ensina geometria: propostas belgas no relatório de Luiz Reis (1892). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-23, 2019.2236-3459https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204897Conceição, Gabriel Luís daLeme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:17:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204897Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:17:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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