A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chyczy, Cristina Rolim
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lopes, Luis Fernando, Ogawa, Mary Natsue, Ferreira, Patricia Carla, Bergamo, Regiane, Fortunato, Sarita Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113258
Resumo: A docência na modalidade da educação a distância constitui-se o foco central da presente produção. Assim, objetivamos investigar junto aos estudantes de pós-graduação de dois cursos voltados à formação docente, quais as metodologias de trabalho que consideram mais efetivas para a real aprendizagem na modalidade da educação a distância. Lançamos mão da dialética como método de estudo para a pesquisa e realizamos entrevistas online em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados apontaram para a percepção do profundo anseio dos estudantes que recorrem a educação a distância, por aulas dinâmicas com diversificação quanto à utilização de recursos didáticos. Destacou-se, também, o crédito que esses alunos depositam no domínio que o professor apresenta, no que se refere ao conteúdo ministrado, e a importância da interação teoria-prática (contextualização), realizada durante as aulas. Constatamos que ensinar em ambientes digitais de aprendizagem exige do docente muito rigor, no que tange à organização de situações de aprendizagem, planejamento e propostas de atividades; provocando desafios e superando a cada dia aulas pautadas no modelo de transmissão de informações são, de tal forma, expectativas desse público-alvo.
id UFSC_f6e978a9e88090599a3001407b103f70
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113258
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADESA docência na modalidade da educação a distância constitui-se o foco central da presente produção. Assim, objetivamos investigar junto aos estudantes de pós-graduação de dois cursos voltados à formação docente, quais as metodologias de trabalho que consideram mais efetivas para a real aprendizagem na modalidade da educação a distância. Lançamos mão da dialética como método de estudo para a pesquisa e realizamos entrevistas online em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados apontaram para a percepção do profundo anseio dos estudantes que recorrem a educação a distância, por aulas dinâmicas com diversificação quanto à utilização de recursos didáticos. Destacou-se, também, o crédito que esses alunos depositam no domínio que o professor apresenta, no que se refere ao conteúdo ministrado, e a importância da interação teoria-prática (contextualização), realizada durante as aulas. Constatamos que ensinar em ambientes digitais de aprendizagem exige do docente muito rigor, no que tange à organização de situações de aprendizagem, planejamento e propostas de atividades; provocando desafios e superando a cada dia aulas pautadas no modelo de transmissão de informações são, de tal forma, expectativas desse público-alvo.2013-12-11T19:57:32Z2013-12-11T19:57:32Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113258Chyczy, Cristina RolimLopes, Luis FernandoOgawa, Mary NatsueFerreira, Patricia CarlaBergamo, RegianeFortunato, Sarita Aparecidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:48:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113258Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:48:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Chyczy, Cristina Rolim
title_short A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_sort A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
author Chyczy, Cristina Rolim
author_facet Chyczy, Cristina Rolim
Lopes, Luis Fernando
Ogawa, Mary Natsue
Ferreira, Patricia Carla
Bergamo, Regiane
Fortunato, Sarita Aparecida
author_role author
author2 Lopes, Luis Fernando
Ogawa, Mary Natsue
Ferreira, Patricia Carla
Bergamo, Regiane
Fortunato, Sarita Aparecida
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chyczy, Cristina Rolim
Lopes, Luis Fernando
Ogawa, Mary Natsue
Ferreira, Patricia Carla
Bergamo, Regiane
Fortunato, Sarita Aparecida
description A docência na modalidade da educação a distância constitui-se o foco central da presente produção. Assim, objetivamos investigar junto aos estudantes de pós-graduação de dois cursos voltados à formação docente, quais as metodologias de trabalho que consideram mais efetivas para a real aprendizagem na modalidade da educação a distância. Lançamos mão da dialética como método de estudo para a pesquisa e realizamos entrevistas online em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados apontaram para a percepção do profundo anseio dos estudantes que recorrem a educação a distância, por aulas dinâmicas com diversificação quanto à utilização de recursos didáticos. Destacou-se, também, o crédito que esses alunos depositam no domínio que o professor apresenta, no que se refere ao conteúdo ministrado, e a importância da interação teoria-prática (contextualização), realizada durante as aulas. Constatamos que ensinar em ambientes digitais de aprendizagem exige do docente muito rigor, no que tange à organização de situações de aprendizagem, planejamento e propostas de atividades; provocando desafios e superando a cada dia aulas pautadas no modelo de transmissão de informações são, de tal forma, expectativas desse público-alvo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11T19:57:32Z
2013-12-11T19:57:32Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113258
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652294850347008