A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113258 |
Resumo: | A docência na modalidade da educação a distância constitui-se o foco central da presente produção. Assim, objetivamos investigar junto aos estudantes de pós-graduação de dois cursos voltados à formação docente, quais as metodologias de trabalho que consideram mais efetivas para a real aprendizagem na modalidade da educação a distância. Lançamos mão da dialética como método de estudo para a pesquisa e realizamos entrevistas online em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados apontaram para a percepção do profundo anseio dos estudantes que recorrem a educação a distância, por aulas dinâmicas com diversificação quanto à utilização de recursos didáticos. Destacou-se, também, o crédito que esses alunos depositam no domínio que o professor apresenta, no que se refere ao conteúdo ministrado, e a importância da interação teoria-prática (contextualização), realizada durante as aulas. Constatamos que ensinar em ambientes digitais de aprendizagem exige do docente muito rigor, no que tange à organização de situações de aprendizagem, planejamento e propostas de atividades; provocando desafios e superando a cada dia aulas pautadas no modelo de transmissão de informações são, de tal forma, expectativas desse público-alvo. |
id |
UFSC_f6e978a9e88090599a3001407b103f70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113258 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADESA docência na modalidade da educação a distância constitui-se o foco central da presente produção. Assim, objetivamos investigar junto aos estudantes de pós-graduação de dois cursos voltados à formação docente, quais as metodologias de trabalho que consideram mais efetivas para a real aprendizagem na modalidade da educação a distância. Lançamos mão da dialética como método de estudo para a pesquisa e realizamos entrevistas online em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados apontaram para a percepção do profundo anseio dos estudantes que recorrem a educação a distância, por aulas dinâmicas com diversificação quanto à utilização de recursos didáticos. Destacou-se, também, o crédito que esses alunos depositam no domínio que o professor apresenta, no que se refere ao conteúdo ministrado, e a importância da interação teoria-prática (contextualização), realizada durante as aulas. Constatamos que ensinar em ambientes digitais de aprendizagem exige do docente muito rigor, no que tange à organização de situações de aprendizagem, planejamento e propostas de atividades; provocando desafios e superando a cada dia aulas pautadas no modelo de transmissão de informações são, de tal forma, expectativas desse público-alvo.2013-12-11T19:57:32Z2013-12-11T19:57:32Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113258Chyczy, Cristina RolimLopes, Luis FernandoOgawa, Mary NatsueFerreira, Patricia CarlaBergamo, RegianeFortunato, Sarita Aparecidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:48:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113258Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:48:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title |
A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Chyczy, Cristina Rolim |
title_short |
A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_full |
A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_sort |
A DOCÊNCIA NO ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
author |
Chyczy, Cristina Rolim |
author_facet |
Chyczy, Cristina Rolim Lopes, Luis Fernando Ogawa, Mary Natsue Ferreira, Patricia Carla Bergamo, Regiane Fortunato, Sarita Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Luis Fernando Ogawa, Mary Natsue Ferreira, Patricia Carla Bergamo, Regiane Fortunato, Sarita Aparecida |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chyczy, Cristina Rolim Lopes, Luis Fernando Ogawa, Mary Natsue Ferreira, Patricia Carla Bergamo, Regiane Fortunato, Sarita Aparecida |
description |
A docência na modalidade da educação a distância constitui-se o foco central da presente produção. Assim, objetivamos investigar junto aos estudantes de pós-graduação de dois cursos voltados à formação docente, quais as metodologias de trabalho que consideram mais efetivas para a real aprendizagem na modalidade da educação a distância. Lançamos mão da dialética como método de estudo para a pesquisa e realizamos entrevistas online em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados apontaram para a percepção do profundo anseio dos estudantes que recorrem a educação a distância, por aulas dinâmicas com diversificação quanto à utilização de recursos didáticos. Destacou-se, também, o crédito que esses alunos depositam no domínio que o professor apresenta, no que se refere ao conteúdo ministrado, e a importância da interação teoria-prática (contextualização), realizada durante as aulas. Constatamos que ensinar em ambientes digitais de aprendizagem exige do docente muito rigor, no que tange à organização de situações de aprendizagem, planejamento e propostas de atividades; provocando desafios e superando a cada dia aulas pautadas no modelo de transmissão de informações são, de tal forma, expectativas desse público-alvo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-11T19:57:32Z 2013-12-11T19:57:32Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113258 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652294850347008 |