Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, Eliana Rodriguez
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615035
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
id UNICAMP-30_15705e7fa8f8ab3c342c99c2754d4c90
oai_identifier_str oai::789327
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desafios da docência em cursos de pedagogia a distânciaThe challenges of distance teaching in pedagogy coursesEnsino a distânciaFormação de professoresEnsinoDistance learningTeacher formationTeachingOrientador: Ana Lúcia Guedes-PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996 foi legitimada a modalidade de educação a distância, sendo a ela atribuído equivalência aos cursos presenciais. Desde então temos assistido a uma ampliação significativa da oferta de cursos superiores a distância, especialmente para a formação de professores. Com isso, cada vez mais, Secretarias de Educação de todo país estão absorvendo nas redes públicas professores formados a partir dessa modalidade de ensino. Tal panorama despertou meu interesse na investigação sobre os diversos aspectos constitutivos da formação de professores tendo em vista essa nova modalidade: que desafios se apresentam aos docentes universitários para realizar a formação de professores a distância? Qual o papel do docente que não mais compartilha do mesmo espaço físico dos estudantes? Quais as mudanças nos modos de interação entre docentes e alunos e entre os próprios alunos decorrentes do uso das tecnologias de informação e comunicação? Tendo em conta essas questões, procuro, por meio de pesquisa de cunho qualitativo, envolvendo a utilização de entrevistas orientadas pelos pressupostos da história oral, investigar como essas práticas de formação têm se constituído. Por meio das narrativas dos docentes universitários de cursos de pedagogia a distância, focalizo em seus dizeres, os modos de apropriação e de reinvenção dessa outra forma de ensino, que abrange artefatos específicos da prática formadora. A perspectiva teórica assumida para a análise se refere à história cultural pautando-se pelo conceito de tática apresentado por Certeau (2008) e no conceito de apropriação proposto por Chartier (2001).Abstract: With the approval of Guidelines and Bases of National Education Law in 1996, distance learning was approved attributing to it equivalence of presential courses. Since then we have seen a significant increase in the number of distance college courses offered, especially for the teachers? formation. With this more and more teachers graduated this way are taken in by the Education Secretariats of the country for the public education system. Such scenario awoke interest of investigation in me about various constitutive aspects of teachers? formation having in view this new model: what are the challenges for the university teachers to carry out teachers? formation at distance? What is the role of the teacher who doesn?t share anymore the same space with the students? What are the changes in the ways of interaction among the teachers and students and among the students themselves as a result of the use of information technology and communication? Taking into account these questions, through qualitative research and interviews guided by prerequisites of oral history, I intend to look into how these practices of formation have been constituted. Through the narratives of university teachers of distance pedagogy courses, I focus on their narratives, the models of appropriation and re-invention of this type of education, which involves certain mechanisms of formation practice. The theoretical perspective taken for the analysis refers to the cultural history lined by the concept of tactic presented by Certeau (2008) and in the concept of appropriation suggested by Chartier (2001).MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Vóvio, Claudia LemosCavalcanti, Marilda do CoutoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoreno, Eliana Rodriguez2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615035MORENO, Eliana Rodriguez. Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância. 2010. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615035. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789327porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:13:03Zoai::789327Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:13:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância
The challenges of distance teaching in pedagogy courses
title Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância
spellingShingle Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância
Moreno, Eliana Rodriguez
Ensino a distância
Formação de professores
Ensino
Distance learning
Teacher formation
Teaching
title_short Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância
title_full Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância
title_fullStr Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância
title_full_unstemmed Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância
title_sort Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância
author Moreno, Eliana Rodriguez
author_facet Moreno, Eliana Rodriguez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Vóvio, Claudia Lemos
Cavalcanti, Marilda do Couto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, Eliana Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Formação de professores
Ensino
Distance learning
Teacher formation
Teaching
topic Ensino a distância
Formação de professores
Ensino
Distance learning
Teacher formation
Teaching
description Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615035
MORENO, Eliana Rodriguez. Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância. 2010. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615035. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615035
identifier_str_mv MORENO, Eliana Rodriguez. Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância. 2010. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615035. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789327
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189051056521216