Diretrizes para análise da escritura: uma abordagem histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187568 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017. |
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Diretrizes para análise da escritura: uma abordagem histórico-culturalLingüísticaEscritaProfessores de portuguêsTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.Esta tese tem como delimitação temática a (con)validação de Diretrizes de Análise propostas pelo Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN; IRIGOITE, 2013, 2016; CERUTTI-RIZZATTI; GOULART, 2015) da Universidade Federal de Santa Catarina no estudo da formação para o/do ato de escrever, tendo como lócus o percurso de habilitação inicial de três professoras de Língua Portuguesa, formadas em serviço, em Curso de Letras-Português a distância de uma universidade pública do Sul do país. Nesse enfoque, o objetivo foi responder à seguinte questão de pesquisa: São passíveis de (con)validação Diretrizes de Análise de base histórico-cultural propostas pelo Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização para o estudo da formação para o/do ato de escrever? Em o sendo, que fecundidade, que desafios e que eventuais ressignificações se delineiam nessa (con)validação? Em não o sendo, por que a (con)validação não se opera? Para isso, avaliou-se, mais especificamente, potenciais descritivo e explicativo e fragilidades dessas Diretrizes para a compreensão dos dados empíricos em questão. Tais Diretrizes foram apresentadas conceitualmente com base em teorizações da Filosofia da Linguagem e da Psicologia da Linguagem e aplicadas aos dados obtidos a partir de pesquisa qualitativa com aporte em notas de diário de campo e pesquisa documental, atinentes às textualizações das participantes deste estudo em dez disciplinas do mencionado Curso e à materialização das orientações por ocasião das atividades de tutoria. Tal processo de (con)validação se deu a partir de quatro eventos com a escrita, tomados como unidades operacionais de análise, em abordagem longitudinal. Os resultados sinalizaram que, quanto à dimensão descritiva, as Diretrizes de Análise se mostraram altamente produtivas para a historicização de cada evento analisado e, por meio dos focos de saliência um dos desdobramentos da proposta em estudo , facultaram um olhar pontual para a gradação do movimento de mudança da conduta discente no interior de cada evento e na articulação com outros eventos. Por outro lado, observou-se excesso de desdobramentos analítico-procedimentais, em duplicidade de Diretrizes e conceitos, e fragilidades de organização em se tratando de alguns de seus constituintes. Quanto à dimensão explicativa, indiciou-se que o potencial descritivo contribuiu para compreensões sobre a natureza das reações-resposta das interactantes e especificidades da ocupação do cronotopo em cada evento e, isso posto, a matriz filosófica dessas Diretrizes facultou explicações quanto à reverberação da dimensão socioeconômica e política subjacente a tais eventos. Considerando fragilidades e potencialidades encontradas, esta tese propôs redesenho do modelo, com nova nomeação, em reorganização e integração das Diretrizes em imagem única (Figura 51), indiciando historicização cronotópica em articulação concêntrica dos eventos com substituição de alguns dentre os constituintes, agora reorganizados em hierarquia, de modo a facilitar sua operacionalização para estudo dos processos educacionais no campo da linguagem.Abstract : This thesis addresses the (con)validation of Analysis Directives proposed by the Research Group of Writing Culture and Schooling (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN, IRIGOITE, 2013, 2016; CERUTTI-RIZZATTI; GOULART, 2015) from Federal University of Santa Catarina. It is based on the study of education for/of the act of writing, throughout the initial habilitation of three Portuguese Language teachers, qualified in service, in the distance learning Portuguese Linguistics Course from a public university in South of Brazil. In this research, the main goal was to answer the following questions: Is it possible to (con)validate Analysis Directives with historical-cultural base proposed by the Research Group of Writing Culture and Schooling during the study of education for/of the act of writing? If it does, what are the significant potentialities? What are the main challenges and what possible re-significances are outlined in this (con)validation? If not, why the (con)validation doesn't work? The analysis carried out in this research evaluated not only the descriptive and explanatory potentials, but also the weaknesses of these Directives in order to understand the empirical data. These Directives were presented conceptually based on theories of Language Philosophy and Language Psychology and applied to the data obtained from a qualitative research of notes in a field diary and documentary research. The documents employed in the analysis were written texts by the research participants during ten course subjects and the review and guidelines notes during the activities of tutoring. This process of (con)validation occurred from four events with writing, taken as operational units of analysis, in a longitudinal approach. The results shown that, in the descriptive dimension, the Analysis Directives were highly productive to describe the history of each analyzed event. It also contemplate the punctual gradation of the movement of student's behavior change, considering not only each event individually, but also the conjunction with other events through the projection foci one of the parts of the analytical model studied. On the other hand, it was observed a number of analytical-procedures resulting in duplicity of Directives and concepts, as well as fragilities of organization of its constituents. In addition, in the explanatory dimension, it was pointed out that the descriptive potential contributed to a better understanding about the nature of the response-reactions of the interactants and the specificities of the chronotope occupation in each event. Besides that, the philosophical matrix of these Directives can provide important explanations concerning the influence of the socioeconomic dimensions and the policy underlying such events Furthermore, this thesis proposed a partial reformulation of the analytical method, considering the weaknesses and potentialities found during the analysis. It presents a new nomenclature, a reorganization and a integration of the Directives into a single image (Figure 51). It illustrates the chronotopic description into concentric articulation of events with substitution of some constituents, now organized in hierarchy, in order to facilitate its use for the study of educational processes in the field of language.Cerutti-Rizzatti, Mary ElizabethUniversidade Federal de Santa CatarinaCorreia, Karoliny2018-06-30T04:04:45Z2018-06-30T04:04:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis290 p.| il.application/pdf352456https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187568porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-30T04:04:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187568Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-30T04:04:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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